CNH para todos: PL garante o direito à direção para PCDs

Projeto assegura em lei o direito de pessoas com deficiência obterem a CNH conforme suas limitações e com isenção de taxas

vaga de estacionamento para pessoa com deficiência pcd
Comissão da Câmara aprova projeto que amplia o acesso à CNH para pessoas com deficiência (Foto: Pixabay)
Por Tom Schuenk
Publicado em 25/07/2025 às 13h00

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 312/2025, que assegura em lei o direito de pessoas com deficiência de obterem a CNH. Apesar de parecer algo óbvio, ainda não existia uma norma que tratava disso diretamente na legislação brasileira.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O que muda no processo?

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) não garante explicitamente esse direito, mesmo que não o impeça. Atualmente, ele aparece apenas em regulamentos internos de órgãos de trânsito e em menções genéricas no Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, o PL tem como objetivo consolidar esse direito de forma legal e permanente, oferecendo acessibilidade jurídica e fortalecendo a inclusão social desse grupo.

Uma junta médica especializada avaliará a capacidade de dirigir. As pessoas que já possuíam a CNH antes de adquirirem a deficiência não irão precisar repetir todo o processo. Em vez disso, passarão apenas por uma avaliação médica e, caso necessário, poderão fazer aulas práticas de adaptação.

Além disso, o novo Projeto de Lei proíbe a cobrança de taxas extras no processo de habilitação especial nos departamentos de trânsito, visando um processo mais acessível e justo.

Próximas etapas

O texto foi apresentado pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e foi aprovado com o apoio do deputado Sargento Portugal (Pode-RJ). Ele destacou que o projeto traz segurança jurídica e representa um avanço na legislação inclusiva.

As comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) ainda analisarão o projeto, em caráter conclusivo. Caso aprovado por essas comissões, segue direto para o Senado para então virar lei.

A aprovação desse projeto em lei irá representar um grande passo para uma mobilidade urbana mais inclusiva, assegurando que as pessoas com qualquer tipo de deficiência possam exercer o direito à direção com segurança, dignidade e autonomia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário