CNH sem autoescola: consulta pública é a maior da história do Brasil

Proposta de flexibilização da CNH gerou forte comoção popular e bateu o recorde de contribuições em consultas do Governo Federal

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A consulta pública para as mudanças na CNH atingiu 32 mil contribuições — um recorde (Foto: Reprodução)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 22/10/2025 às 14h00

A proposta do Ministério dos Transportes de mudança no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se tornou a consulta pública mais participativa da história do Governo Federal. Desde a abertura, em 2 de outubro de 2025, o projeto registrou mais de 32 mil contribuições.

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O engajamento popular se deve, em parte, à promessa de facilitar e baratear o acesso à CNH, além da ampliação de oportunidades de trabalho por meio da atuação de instrutores autônomos. Também houve forte participação das autoescolas, que se manifestaram contra diferentes pontos da mudança;

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A mudança

A proposta inclui mudanças como a autorização para instrutores autônomos, cursos de capacitação gratuitos pela Senatran e o uso de ferramentas digitais para simplificar a emissão e estampagem e reduzir custos. Além disso, remove a obrigação de aulas teóricas e práticas para quem cursar as provas.

O objetivo das mudanças propostas é a democratização do acesso à CNH, especialmente para pessoas de baixa renda ou que vivem em regiões com pouca oferta de centros de formação. O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou o resultado da consulta e o interesse do público no assunto.

“Essa consulta pública é um exemplo concreto de transparência e participação social no processo de formulação de políticas, em linha com a orientação fundamental do Ministério dos Transportes”, disse o secretário.

O alto número de contribuições levou o governo a abrir um novo canal de comunicação: além da plataforma Participa + Brasil, o Brasil Participativo também irá servir como canal para receber sugestões. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) analisará todas as propostas antes de publicar a resolução definitiva.

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3 Comentários
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Louise 4 de novembro de 2025

Sou contra, carro sem duplo comando com aprendizes no trânsito, é um risco iminente. Concordo que o processo não é barato, mas em nenhum momento o ministro fala em tirar as taxas que são do governo, assim fica fácil. Vejo mais politicagem do que preocupação com a população. Acorda Brasil!

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José Getúlio Petri 28 de outubro de 2025

Eu sou a favor dessa ideia , pois e um absurdo o que o Detran e as autos escolas aqui do estado cobram pra se tirar a carteira , vai ficar mais acessível pra todos ,

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Ione Soares 23 de outubro de 2025

Auto escola é um comedor de dinheiro para um pobre tirar uma habilitação tem que ter r$ 5.000 e os os instrutores não ensinam nada eu sou testemunha disso porque eu paguei r$ 5000 por uma habilitação e não aprendi nada fui reprovada quatro vezes no carro passei na moto e perdi para o Detran meu dinheiro sou revoltada com isso porque o instrutor não insunou a mim nada ficava era no celular

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