Detran divulga nomes com CNH suspensa; Seu nome está na lista? Veja o que fazer

Detran-DF divulgou em junho os nomes dos condutores que tiveram a CNH suspensa; Se o seu é um deles, veja o que pode ser feito

cnh nova carteira habilitacao divulgacao cnh
Motoristas podem ficar até 12 meses sem dirigir (Foto: Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 29/07/2022 às 12h02

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, em junho, uma lista com 200 nomes de motoristas que tiveram o a CNH suspensa pelo prazo de 12 meses. A suspensão foi estabelecida após infrações cometidas no trânsito, mais especificamente em razão de dirigir sob efeito de álcool.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

De acordo com o Detran-DF, a suspensão da CNH é aplicada aos infratores depois que todos os mecanismos de defesa no âmbito administrativo são esgotados.

VEJA TAMBÉM:

Como saber se a sua CNH foi suspensa

Se você está em dúvida em relação ao seu direito de continuar dirigindo, consulte sua situação junto ao Detran-DF acessando o Diário Oficial do Distrito Federal. Os condutores autuados poderão apresentar recursos da decisão até o dia 29 de julho.

De acordo com o artigo 3º, a requisição deve ser feita na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), mediante o protocolo do Detran-DF. Os dados a respeito da data de início e encerramento do cumprimento da penalidade passam a ser incluídos no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Os motoristas que não realizarem ou forem reprovados nos cursos de reciclagem, a medida da suspensão segue sendo mantida como restrição no Renach.

Como o motorista tem o direito de dirigir suspenso

Caso em um período de 12 meses o motorista atinja o limite de 20 pontos (com duas ou mais infrações gravíssimas), 30 pontos (com uma infração gravíssima) ou 40 pontos (sem infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada) a carteira pode ser suspensa por um período que varia de 6 meses a um ano.

Se o motorista for reincidente no período de 12 meses, a pena pode subir para 8 meses a 2 anos.

Para a penalidade ter efeito, o motorista precisa ser notificado do início do processo administrativo. Por isso, é importante manter o endereço atualizado no Departamento Estadual de Trânsito, pois caso o documento seja entregue em um endereço equivocado, o motorista não terá ciência do mesmo e não terá a chance de recorrer.

Até 30 dias após a notificação o condutor tem o direito de realizar uma defesa prévia e dois recursos na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). Enquanto o processo estiver em andamento, o motorista pode seguir dirigindo normalmente.

Mas caso ele tenha a CNH suspensa, ele deve entrega a habilitação no Detran e ficar sem dirigir pelo prazo estabelecido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diba 4 de outubro de 2022

Parece que o Legislador Brasileiro tem prazer em FERRAR o CIDADÃO HONESTO. Parece que a ordem do dia é VAMOS TIRAR A CNH desses brasileiros TONTOS, IDIOTAS. Parece que é isso que as autoridades como que estão dizendo (digo parece, veja bem para que depois ninguém queira me processar). A impressão que se nota é essa. Pois só se houve falar: “Tem mais de um milhão de brasileiros que vão ter a CNH suspensa” Que prazer é esse em dar essa notícia. Nós temos culpa de o MUNDO ESTAR FICANDO CAÓTICO. O CAOS ESTÁ INSTALADO NAS GRANDES CAPITAIS. Não foi o motorista que inventou GRANDES CENTROS URBANOS. Quem é o culpado ? Quem é que está administrando as cidades ? sou eu, é o motorista ? Oras vamos ser mais humano, compreender que o cidadão quer trabalhar, dirigir, se locomover. Tem se falado muito na TV Globo sobre a CONSTITUIÇÃO DO BRASIL E OS DIREITOS ADQUIRIDOS. ONDE ESTÁ O MEU DIREITO DE DIRIGIR ASSEGURADO. QUEM INVENTOU QUE TENDO ALGUMAS MULTAS DE TRANSITO PERCO MINHA HABILITAÇÃO. ISSO É USURPAR O DIREITO DO CIDADÃO HONESTO DESCENTE TRABALHADOR DEFENSOR DO SUSTENTO DE SUA FAMILIA. CASO O ESTADO CONTINUE CERCEANDO NOSSOS DIREITOS HAVERÁ UMA VENEZUELA AQUI TAMBÉM. HAVERÁ UMA SÍRIA AQUI TAMBÉM. HAVERÁ UMA RUSSIA E UMA UCRÃNIA AQUI TAMBÉM. NÃO ACHEM QUE AQUI É O PARAÍSO. AQUI TAMBÉM VAI EXPLODIR ALGUMA COISA. O BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS AS AUTORIDADES SENTADAS NAS NOSSAS COSTAS E CADA VEZ MAIS NOS CHICOTEANDO. ESPEREM …CONTINUEM E VÃO VER O QUE VAI ACONTECER NESSE PAÍS.

Avatar
Paulo 5 de março de 2023

O que me preocupa; eles Generalizam e exageram nas punições

Avatar
Deixe um comentário