Exame de direção: projeto autoriza acompanhante dentro do veículo
Objetivo é proteger o candidato à CNH de possíveis cobranças de propinas e outras irregularidades por parte dos avaliadores
Objetivo é proteger o candidato à CNH de possíveis cobranças de propinas e outras irregularidades por parte dos avaliadores
O Projeto de Lei 1521/22 assegura ao candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o direito de ser acompanhado no exame de direção veicular por pessoa de sua preferência, a qual poderá registrar todo o teste em áudio e vídeo. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.
A autora do projeto, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), explica que a medida pretende proteger o indivíduo avaliado de esquemas montados por servidores do Detran e autoescolas. Segundo ela, o negócio consiste em apostar na reprovação do candidato para, em seguida, cobrar dele propina em troca da CNH.
VEJA TAMBÉM:
“Com a aprovação do projeto, o indivíduo avaliado terá mais segurança durante o seu exame de direção, visto que um terceiro poderá acompanhar e fiscalizar, evitando assim que haja coação para pagamento de propinas”, completou.
Segundo a parlamentar, uma força-tarefa, formada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Minas Gerais, instaurou inquérito para investigar um esquema de venda de carteiras de motorista no estado. De acordo com Adriana Ventura, notícias veiculadas na internet dão conta de que as carteiras de habilitação estavam sendo comercializadas em troca de uma propina de R$ 1 mil.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Hoje minha filha foi fazer o teste na praça da Intercap porto alegre, fiquei a mais ou menos 30 metros do teste, ao colocar o telefone para filmar o avaliador chamou o instrutor Claiton do C.F.C. bela vista e ordenou que me avisasse que era proibida a filmagem e que se não fosse desligado o aparelho minha filha seria reprovada mesmo antes de começar o teste, desliguei a gravação para não prejudica-la, começou o teste, baliza perfeita, estacionamento perfeito, instrutor embarcou indicou o caminho em uma rua local e ao chegar na segunda quadra da via local ordenou que minha filha desenvolvesse mais o veículo em terceira marcha, induzindo ao erro de ultrapassar a velocidade máxima da via 30km/hs, então reprovou-a.
Acredito não ser norma do DETRAN instruir os avaliadores a induzir os alunos ao erro,acho que o cidadão agiu de má fé.
Agora pesquisando descobri que existe uma lei número 1521/22 de julho deste ano que além de autorizar a filmagem de todo o teste, ainda permite que a pessoa de confiança do aluno que está fazendo a prova acompanhe o trajeto em sua totalidade gravando áudio e vídeo de DENTRO DO VEÍCULO DO TESTE.
Lamentável o despreparo de quem deveria ter a informação de seu próprio órgão público…..
Bom eu rodei por mínima coisa afinal minha estrutura disse que eia bem mas sempre com palavras negativa vc vai roda no seu exame eu auto confiante…e rodeio…tenho que pagar o que eu não tenho pra não poder…nem praticar antes de pegar no volante de novo …afinal não e fazendo aula prática dentro do pátio que se aprende e com o dia dia …mas a gente nem pode treina em um pátio sem ter que pagar e nem recebe mas ajuda do estrutor …vive comendo dinheiro de quem não tem muitas gentes ele reprovam e outras passam fazendo também errado pois meus olhos veio… é muita discriminação….. injusto…muita laia por trás disso …eu sei que devia mudar pra ajudar o povo e não pra gerar com eles ..se todo devia ter mas duas chance fiquei até doente..tou pra baixo…e não ganhei apoio de ninguém na hora mas sim só falaram vai pagar e volta aqui como se eu fosse banco ganhei de presente essa CNH…2021…e ainda não terminei por falta de capacitado para me extrair pois nem minha estrutura não sabia pilotar uma moto mau saia do lugar…sofri 4acidente antes de aprender dirigir ..no trânsito mesmo …isso não tem nada haver com auto escola eu tava com meu esposo ele tem CNH..eu só era o carona …aí simples não querem saber nosso trama mas sim do dinheiro…tou triste pois meu sonho era terminar essa abilitacao e até agora sem condições de pagar pra fazer outra prova sem pegar num volantes mas de meses mês explica como e que eu vou passar novamente?…isso que o Detran devia corrigir…e não impor algo que eles mesmo estão projidicando as pessoas..tem uma aluna que reprovou 10vezes como ela tá pagando tudo isso moto e carro olha como eles come da pessoa…isso devia ser proibido
Eu acho melhor estalar camera na hora do exame no carro
Eu não vejo necessidade nesse ponto de vista em ter acompanhante,teriam que avaliar os procedimentos mais fáceis de termos uma condições financeiras e mais fáceis nas provar práticas para que todo possamos nos habilitar buscarmos nosso objetivos.sem tanto gastos e termos condições de termos sem abalar os nossos psicológico
Em que realidade vive a autora do projeto ? Os “quebras” já tem até tabela ( exame pratico $R 1.200,00) e são oferecidos no momento da matricula, colocar alguém dentro veiculo não muda absolutamente nada, vai ser a palavra do examinador contra as dos passageiros.
aff.
Tinha era que acabar essas provas teórica e só prova prática
Isso é só pra comer dinheiro….
Tô mais leve ….
Para se habilitar nessetita da teoria tbm. Nada adianta a prática sem conhecimento da regras de trânsito. Quem conhece já se envolve em acidente. E quem desconhece?. Na verdade o que tem que ser feito é uma avaliação mais justa. O próprio instrutor do aluno justamente com o examinador de trânsito que deveriam discutir o resultado final. Porque são vários os fatores que levam o aluno a reprovação. A pressão psicológica é o principal.Enquanto se exige demais aqui em Minas Gerais tem o estado da Bahia que entrega a habilitação facilitada sem o aluno sequer fazer nada e ninguém faz nada.
Falou tudo, e bem isso que VC falou mesmo, mas sempre estamos sujeitos a pessoas de má fé que por sua vez não pode ver uma brecha que quer burla o sistema a lei que em si e muito fraca para os que tem uma condição, pq os que não tem “berra” mesmo. Por mais que lutamos para melhorar acho que nunca chegará 100% para todos os cidadãos.
O certo mesmo seria os instrutores da auto escola fazer essas avaliações. Justo.
De acordo os instrutores passam todo tempo do aprendizado com os alunos e eles têm melhor condição de dizer se o aluno está apto ou não.
Na minha opinião o aluno que faz ser aprovado ou reprovado nas maiorias das provas práticas são nervosismodo ansiedade eu por exemplo tomei seis pau porque não conseguia concluir a prova certa. no dia que conclui certinha sem errar passei graças a Deus hoje sou habilitado.
Deveriam é acabar com as auto escolas
Ja q não vão acabar,o próprio instrutor que dá as aulas durante todo o curso tem experiência e qualificação para aprovar ou reprovar o aluno.sem necessidade do do instrutor do Detran
Bom dia todo Projeto é Bem vindo na minha opinião para não criar vínculo com examinador deveria cada exame final que. For fazer sempre examinador novos fazer. Rodízio para não fazer Amizade e o. Detran fazer fiscalização nas Auto. Escola sempre com carro. Desmaterialização sem informação para pegar em flagrante eu vejo Auto escola com vários carros para dar aulas só para fazer cadastro das Aulas será que esta pagando os impostos correto precisa fiscalizar esta é minha opinião
JÁ FALEI, ACABA COM A PROVA QUE ACABA O ESQUEMA. SIMPLES ASSIM. QUEM FORMA, PODE AVALIAR SIM. QUEM NÃO FORMA, NÃO TEM COMO AVALIAR AS QUALIFICAÇÕES DO ALUNO, APENAS A DESGRAÇA DELE NA HORA DA PROVA.
Não pode fazer nada de erro leve que eles já reprova, já ouvi muitos falando que passou na prova que vez tudo certo e mesmo assim foi reprovado poderia ter filmagem nas ruas das provas toda do percurso sendo assim uma defesa do candidato.
Tem auto auto escolas que cobram do candidato quase 400 reais só para remarca a prova do Detran e muito mais. Vamos ter mais Ética na profissão de avaliador como outros.
Até que enfim, parece que teremos uma medida para coibir o ROUBO desses pilantras avaliadores dos Detrans, espero que sejam tomadas muitas outras medidas, inclusive que a receita federal averiguem o IR desses servidores
Não vejo nem um objetivo nessa ideia
Não concordo com o sistema de avaliação muito rigido ,pedir controle de embreagem em aclive acentuado e declives acentuado acho um absurdo isso ,tenho todo respeito pelo órgão de trânsito mas acho uma falta de respeito c o candidato ,porque vinte aula não é suficiente para treinar um aluno de cfc 100% precisa sim de um pouquinho de flexibilização e ter mais consciência .sou instrutor de trânsito .
Bom dia aa auto escola não uniao
10.800,00 valor gasto em auto escolas. Na região todas quartelizadas. Quanto mais aulas mais reprovações.Isso tem que acabar