Comissão aprova multa para veículo estacionado em acesso a PcD

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e ainda permite usar recursos das multas de trânsito em obras de acessibilidade

rampa de acesso para pcd
Hoje, atrapalhar o acesso não é infração (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
De Agência Câmara de Notícias
Publicado em 26/10/2021 às 11h55

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou multa para quem estacionar veículos onde houver acesso de pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. A infração é considerada média e pode levar à remoção do veículo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Atualmente, são multados apenas os veículos estacionados onde houver faixa de pedestre ou guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) ao Projeto de Lei 4937/20, do Senado. A proposta ainda permite usar recursos das multas de trânsito em obras de acessibilidade.

Atualmente, a receita arrecadada com multas de trânsito é aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Acessibilidade

De acordo com o substitutivo, pelo menos 10% dos recursos serão prioritariamente destinados a projetos e a investimentos em instrumentos tecnológicos referentes a segurança e acessibilidade no trânsito, preferencialmente no transporte não motorizado, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Entendemos ser mais prudente dar preferência para o uso dos recursos no transporte não motorizado, porque ele engloba várias questões que são caras às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, argumentou Felipe Rigoni.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Novo teto de carro PcD: principais dúvidas respondidas!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 27 de outubro de 2021

Toda ajuda aos PCDs sempre é bem vindo… mas, o problema é sempre o mesmo… no Fim o dinheiro vai pro BOLSO de quem? Nunca volta em benefícios pra ninguém… ou volta muito, muito pouco… é mais uma lei engorda bolso, afinal, os governadores precisam fazer campanha em 2022! Fundo eleitoral é pouco!

Avatar
Andre Rocha 26 de outubro de 2021

Pena muito branda para uma completa falta de educação e desrespeito ao deficiente físico! Tem que ser multa gravíssima, 500 pontos na carteira e veículo rebocado no ato, sem dó nem piedade!

Avatar
Deixe um comentário