Conheça a picape Santana que a VW nunca lançou – ela usava ‘peças de Hilux’
Um protótipo foi construído e antecipava as linhas da segunda geração do Santana, lançada no começo dos anos 1990 - ela também seria vendida pela Ford
Um protótipo foi construído e antecipava as linhas da segunda geração do Santana, lançada no começo dos anos 1990 - ela também seria vendida pela Ford
O ex-chefe de design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, continua abrindo seus arquivos em sua conta no Instagram. Depois de divulgar o que seria uma reestilização da Kombi e variantes do Gol bolinha, nesta sexta-feira (22), ele revelou um estudo do que seria uma picape derivada do sedã médio Santana. Confira:
https://www.instagram.com/p/CgT1Ry3uMEE/?utm_source=ig_web_copy_link
De acordo com Veiga, a picape Santana foi idealizada nos anos 80, mas já antecipava linhas que seriam aplicadas ao sedã em sua segunda geração, lançada em 1991. O designer justifica que o modelo nunca saiu do papel pois o “projeto não atingiu um retorno financeiro necessário”.
VEJA TAMBÉM:
O desenho apresentado é de uma versão com linhas bem limpas e rodas de liga leve que conferem um visual esportivo à caminhonete VW que nunca chegou ao mercado. Já o o protótipo, que parece pronto para ser exibido em salão do automóvel, tem adesivos nas laterais, estribos e barras protetoras nos faróis e fazendo a função de para-choque traseiro.
Nos comentários, Guilherme Sabino afirma que fizeram vários testes com este protótipo. Segundo ele, a a caçamba da picape Santana, e vários componentes da parte traseira, vieram da caminhonete VW Taro. Ainda segundo Sabino, como se tratava de um projeto sob a batuta da Autolatina – união da VW e da Ford que operou no Brasil – o modelo teria a identidade das duas marcas visava, principalmente, substituir a Ford Pampa com o fim da família Del Rey.
Curiosamente, a Volkswagen poderia antecipar um segmento que até então não existia no Brasil, o das picapes médias. Na época, já existiam as caminhonetes derivadas de carros compactos, como a própria VW Saveiro, ou as grandes como a Ford F-1000 e a Chevrolet D-20.
A marca alemã só lançou um modelo dessa categoria no mercado brasileiro mais de duas décadas depois: a Amarok foi lançada em 2010 – obviamente com um porte muito maior do que seria a picape Santana.
A VW ainda estuda lançar a Tarok no mercado brasileiro, caminhonete que se encaixaria no segmento chamado de picapes compactas-médias, onde brigaria com VW Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e, em breve, a nova Chevrolet Montana.
Já que o assunto é VW, você conhece o xodó do Boris Feldman?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
vw toro errou nome de fabricantes,mas nome certo é fiat toro