Novo Polo 2023 está mais ‘fraco’; ficou mais econômico em comparação ao antigo?
O Volkswagen Polo 2023 ficou marcado pela economia de combustível, principalmente com o motor 170 TSI substituindo o 1.6 aspirado
O Volkswagen Polo 2023 ficou marcado pela economia de combustível, principalmente com o motor 170 TSI substituindo o 1.6 aspirado
A linha 2023 do Volkswagen Polo está prestes a ser lançada, com a estreia marcada para essa quarta (5). Até então já sabemos sobre as versões, preços e motorização, tendo como destaque a chegada do motor 170 TSI para suceder o 1.6 aspirado e o 200 TSI. Agora temos também os dados de consumo do hatchback.
A troca do motor 1.0 turbo mais potente para esse mais fraco impactou no desempenho, porém trouxe maior economia de combustível. Houve redução considerável no consumo quando comparado ao 1.6 e também ao 200 TSI. O 1.0 aspirado já havia ficado mais eficiente na linha 2022 com as adequações à norma Proconve L7.
VEJA TAMBÉM:
Versão | Consumo urbano (km/l) | Consumo rodoviário (km/l) |
---|---|---|
Polo 1.0 MPI | 9,6 (E) 14 (G) | 10,9 (E) 15,4 (G) |
Polo 170 TSI manual | 9,6 (E) 14 (G) | 11,5 (E) 16,4 (G) |
Polo 170 TSI Comfortline automático | 8,7 (E) 12,5 (G) | 10,8 (E) 15,3 (G) |
Polo 170 TSI Highline automático | 8,4 (E) 12,1 (G) | 10,5 (E) 14,9 (G) |
Versão | Consumo urbano (km/l) | Consumo rodoviário (km/l) |
---|---|---|
Polo 1.0 MPI | 8,8 (E) 12,9 (G) | 10 (E) 14,3 (G) |
Polo 1.6 MSI manual | 8,2 (E) 12 (G) | 10 (E) 14,3 (G) |
Polo 1.6 MSI automático | 7,9 (E) 11 (G) | 9,6 (A) 13,8 (G) |
Polo 200 TSI Comfortline/Sense | 8 (E) 11,6 (G) | 9,8 (E) 14,1 (G) |
Polo 200 TSI Highline | 7,9 (E) 11,4 (G) | 9,5 (E) 13,9 (G) |
*Usamos a linha 2021 como referência pois a versão 1.6 foi abandonada em 2022 e o motor 1.0 MPI usado na linha 2023 já havia estreado com o modelo 2022.
Além do consumo, outra economia que será sentida pelos consumidores que trocarem o Polo 1.6 pelo 170 TSI 2023 será no IPVA. O motor 1.0 turbo tem os mesmos benefícios dos carros populares, já que a legislação não descrimina sobre o motor 1.0 ser turbo ou aspirado.
O AutoPapo já mostrou os detalhes da linha 2023 do Volkswagen Polo, em breve teremos as impressões ao dirigir do hatch equipado com o motor 170 TSI.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pela quantidade perdida de potência e principalmente torque, o ganho em economia de combustível foi muito pequeno. Não achei vantajoso, matemática não bateu. Mas enfim…