Novo Polo 2023 está mais ‘fraco’; ficou mais econômico em comparação ao antigo?

O Volkswagen Polo 2023 ficou marcado pela economia de combustível, principalmente com o motor 170 TSI substituindo o 1.6 aspirado

volkswagen polo 2023 vermelho estatico com fundo azul
Motor 170 TSI é mais fraco que o 200 TSI, mas compensa no consumo (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/10/2022 às 18h03

A linha 2023 do Volkswagen Polo está prestes a ser lançada, com a estreia marcada para essa quarta (5). Até então já sabemos sobre as versões, preços e motorização, tendo como destaque a chegada do motor 170 TSI para suceder o 1.6 aspirado e o 200 TSI. Agora temos também os dados de consumo do hatchback.

A troca do motor 1.0 turbo mais potente para esse mais fraco impactou no desempenho, porém trouxe maior economia de combustível. Houve redução considerável no consumo quando comparado ao 1.6 e também ao 200 TSI. O 1.0 aspirado já havia ficado mais eficiente na linha 2022 com as adequações à norma Proconve L7.

VEJA TAMBÉM:

Consumo da linha 2023 do Polo:

Versão Consumo urbano (km/l) Consumo rodoviário (km/l)
Polo 1.0 MPI 9,6 (E) 14 (G) 10,9 (E) 15,4 (G)
Polo 170 TSI manual 9,6 (E) 14 (G) 11,5 (E) 16,4 (G)
Polo 170 TSI Comfortline automático 8,7 (E) 12,5 (G) 10,8 (E) 15,3 (G)
Polo 170 TSI Highline automático 8,4 (E) 12,1 (G) 10,5 (E) 14,9 (G)

Consumo da linha 2021* do VW Polo:

Versão Consumo urbano (km/l) Consumo rodoviário (km/l)
Polo 1.0 MPI 8,8 (E) 12,9 (G) 10 (E) 14,3 (G)
Polo 1.6 MSI manual 8,2 (E) 12 (G) 10 (E) 14,3 (G)
Polo 1.6 MSI automático 7,9 (E) 11 (G) 9,6 (A) 13,8 (G)
Polo 200 TSI Comfortline/Sense 8 (E) 11,6 (G) 9,8 (E) 14,1 (G)
Polo 200 TSI Highline 7,9 (E) 11,4 (G) 9,5 (E) 13,9 (G)

*Usamos a linha 2021 como referência pois a versão 1.6 foi abandonada em 2022 e o motor 1.0 MPI usado na linha 2023 já havia estreado com o modelo 2022.

Além do consumo, outra economia que será sentida pelos consumidores que trocarem o Polo 1.6 pelo 170 TSI 2023 será no IPVA. O motor 1.0 turbo tem os mesmos benefícios dos carros populares, já que a legislação não descrimina sobre o motor 1.0 ser turbo ou aspirado.

O AutoPapo já mostrou os detalhes da linha 2023 do Volkswagen Polo, em breve teremos as impressões ao dirigir do hatch equipado com o motor 170 TSI.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 4 de outubro de 2022

Pela quantidade perdida de potência e principalmente torque, o ganho em economia de combustível foi muito pequeno. Não achei vantajoso, matemática não bateu. Mas enfim…

Avatar
Deixe um comentário