Carro usado: qual cor é a mais valorizada? Spoiller: não é o prata!
Segundo pesquisa da Mobiauto, os carros usados com pintura vermelha são mais valorizados que os preto, prata e branco no mercado de usados
Segundo pesquisa da Mobiauto, os carros usados com pintura vermelha são mais valorizados que os preto, prata e branco no mercado de usados
Existe um mito popular sobre carros prata serem melhores de revenda e valorizados. E, por isso, muitos consumidores opta por essa cor com medo de ficar com um mico nas mãos. Mas segundo pesquisas da Mobiauto, não é bem isso que acontece no mercado de usados.
A startup realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços dos modelos seminovos no país (2019 e 2020) separados por cores. Inicialmente, os pesquisadores apanharam cotações de centenas de marcas e modelos em janeiro e, posteriormente, dos mesmos veículos em dezembro de 2021. Feita a análise dos dados, o resultado surpreendeu.
VEJA TAMBÉM:
O levantamento considerou as 16 marcas de maior volume de vendas do país, com um total de 565 modelos e versões. Para cada uma delas, os pesquisadores da área de Estatísticas da Mobiauto selecionaram a variação de preços das cinco cores mais comuns: branco, prata, cinza, preto e vermelho. Outras tonalidades mais raras, como amarelo, verde, azul ou marrom foram descartadas da pesquisa por terem uma amostragem muito restrita e nem pertencerem ao menu dos principais modelos zero km.
Cor | Ano | Valorização |
---|---|---|
Vermelho | 2019 | 24,09% |
Preto | 2019 | 22,12% |
Prata | 2019 | 21,91% |
Branco | 2019 | 21,77% |
Cinza | 2019 | 21,32% |
Vermelho | 2020 | 19,79% |
Preto | 2020 | 18,50% |
Cinza | 2020 | 18,49% |
Branco | 2020 | 18,48% |
Prata | 2020 | 18,02% |
De acordo com Sant Clair Castro Jr, consultor e CEO da Mobiauto, a ótima performance dos seminovos na cor vermelha também está atrelada a outros dois aspectos: a cor é mais comum em alguns nichos de mercado, o que ajudaria a valorizá-la.
Na outra extremidade, o vermelho também é acalentado nas poucas opções de carros esportivos, o que levaria o comprador a pagar um pouco mais caro neste caso específico para ter seu seminovo na cor mais representativa.
De uma forma geral, apanhando a média de valorização dos modelos 2019 e 2020, o resultado aponta para 20,45%. Veja que curioso: todas as cores de modelos 2019 ficaram acima da média, bem como as mesmas cores de modelos 2020 posicionaram-se abaixo desse percentual. O CEO da Mobiauto diz:
Quando uma pesquisa mostra variação tão estreita nos resultados é sinal de que aquele ingrediente que está sendo pesquisado não interfere, definitivamente, na opção do comprador. E esta é uma ótima notícia! Se você era daqueles consumidores que escolhia a cor do seu carro zero km já pensando na hora da revenda… esqueça! O comprador de seminovos não está nem aí pra isso
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
As empresas engessam tudo no Brasil, matam as peruas em busca de lucro com SUVs, e quando a pessoa não tem dinheiro para tal mas gostaria de uma tonalidade diferente em seu carro não tem a disposição como em outros países, realmente estão querendo sucatear a frota de carros do país ! E ainda tem quem chame os carros de mais de 100 mil de populares uma coisa que era vista somente na década de 90 com a entrada dos carros 1.0 no mercado, lamentável !
Sinto falta de carros vermelhos, mas com pintura metálica ou perolizada como tínhamos bastante nos 90. Vermelho sólido combina mais com modelos esportivos.