Diesel ou elétrico? Cabo de guerra entre jipes decide!
Canal do YouTube coloca o Land Rover Defender moderno em um cabo de guerra contra dois antigos equipados com mecânica da Tesla
Canal do YouTube coloca o Land Rover Defender moderno em um cabo de guerra contra dois antigos equipados com mecânica da Tesla
Motores elétricos e motores diesel têm uma característica em comum: o torque abundante em baixas rotações. Essa característica é muito apreciada no fora de estrada e jipes com motores elétricos estão se popularizando pelo mundo. Como é o caso desse Land Rover Defender com mecânica da Tesla.
O canal CarWow realizou um desafio para ver se esse Defender antigo enfrenta o novo Defender, equipado com motor diesel. O desafio não foi uma corrida ou atravessar alguma trilha. Foi um cabo de guerra.
VEJA TAMBÉM:
O Land Rover Defender moderno escolhido foi a versão curta 90, com duas portas. Sob o capô está o seis cilindros em linha 3.0 da família Ingenium, que produz 253 cv e 58 kgfm. Mesmo com duas portas o novo Defender é um SUV pesado, 2.228 kg de massa. Para auxiliar existem bloqueios de diferencial e tração 4×4 com reduzida.
O Defender antigo utiliza a mecânica de um Tesla Model S 100D, com um conjunto de baterias de 60 kWh na dianteira e outro de 40 kWh na traseira. Os motores do Tesla foram montados no centro do jipe, com a força sendo enviada para cada eixo por meio de um cardã. A potência é de 456 cv e o torque é de 45,8 kgfm.
Não existe reduzida ou bloqueio de diferencial, mas cada eixo conta com um diferencial de deslizamento limitado. O Defender antigo é mais leve, pesando cerca de 2 toneladas graças a carroceria de alumínio e a falta de itens de conforto ou tecnológicos no interior.
Cabo de guerra entre carros não é o método mais apurado de comparação entre dois carros. O peso de cada veículo, o tipo de pneu e o tempo de reação são mais decisivos que a força bruta. Na primeira puxada o Defender à diesel levou a vitória. O controle de tração e o peso do carro moderno foram decisivos para a vitória.
Para a segunda puxada o Defender deu lugar a um companheiro: um Defender 110 picape de cabine dupla inspirado em um Defender usado no filme 007 – Contra Spectre. A mecânica é a mesma do outro Defender elétrico, mas o peso é de 2.600 kg e os pneus são mais agressivos.
Para a segunda puxada o apresentador utilizou a reduzida do Defender moderno e colocou o controle de tração no modo para grama, cascalho e neve. Os controles eletrônicos do Defender moderno não foram páreo para o torque instantâneo, os pneus lameiros e o peso do Defender elétrico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |