Dieselgate: Volkswagen perde mais uma batalha judicial

A decisão judicial afeta a Volkswagen, mas também se aplica a carros de outros fabricantes que usam dispositivos semelhantes

Se fossem um país, os SUVs seriam mais poluentes do que a Alemanha
Volkswagen fraudou mais de 11 milhões de testes de emissão (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 22/02/2023 às 15h02
Atualizado em 22/02/2023 às 16h24

O caso Dieselgate sem dúvidas é um dos maiores escândalos da história da indústria automobilística. Protagonizado pelo grupo Volkswagen por fraudar testes de emissões de gases poluentes em 11 milhões de carros.

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Agora a montadora perdeu mais uma batalha judicial contra a ONG Environmental Action Germany (DUH). O motivo foram os mecanismos pré-instalados nos motores de seus carros que desligam, ou reduzem, os sistemas de filtragem dos gases de escape em temperaturas muito altas e muito baixas.

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Um tribunal administrativo na Alemanha decidiu que a permissão para que os carros poluam mais em climas frios, concedida pela Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA), não é válida. A decisão que o DUH chamou de “inovadora”, pois também se aplica a carros de outros fabricantes que usam dispositivos semelhantes.

O KBA havia concedido a licença de operação depois que os carros da VW receberam uma atualização de software na sequência do “escândalo dieselgate” que modificou o funcionamento do dispositivo manipulador, mas não o removeu dos motores.

Dieselgate

Quase 7 anos depois de ter estourado o caso Dieselgate a DUH conseguiu uma vitória contra os carros a diesel fraudulentos que ainda circulam em nossas estradas. A ONG ainda afirmou que vai expandir seu processo para outras montadoras que violam o regulamento de emissões de óxido de nitrogênio (NOx), incluindo as empresas alemãs BMW, Mercedes-Benz, Audi, Porsche.

A decisão pode afetar até dez milhões de carros atualmente nas ruas, disse o grupo ambientalista.

“Esta decisão é uma grande derrota para a KBA e o ministério responsável pelos transportes”, afirmou a DUH .

Desde então, o ministro dos Transportes, Volker Wissing, teve que ordenar que a autoridade de transporte aceitasse a decisão e emitisse um recall oficial de todos os carros a diesel equipados com o dispositivo e os adaptasse às custas das montadoras.

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1 Comentário
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alecs 23 de fevereiro de 2023

Carros poluem bem menos que ônibus e caminhões …Esses são urgentes a se eletrizar… Não sei porque não tomam a descisão certa no momento certo(agora) os carros poderiam esperar !!!

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