Dirigir de forma imprudente pode ser traço familiar, revela estudo
Estudo apontou que a direção imprudente pode ser adotada de forma inconsciente, a partir da atitude das pessoas com quem você foi criado
Publicado em 18/05/2023 às 14h02
Você dirige mal, ou frequentemente tem uma direção imprudente trânsito? Então pode colocar parcela da culpa nos seus familiares. Ao menos é isso o que revela uma pesquisa da Scrap Car Comparison.
De acordo com o estudo, se os seus pais têm uma direção imprudente e infringiram alguma lei de trânsito, é bem provável que você também cometerá um erro parecido.
VEJA TAMBÉM:
- Este SUV vai ‘matar’ dois carros de uma vez
- Brasileiro sofre há décadas com o combustível! Será carma?
- Procons irão monitorar preços em postos de combustíveis no país
Os resultados da pesquisa foram obtidos depois de entrevistar cerca de mil motoristas – 500 que nunca foram autuados, enquanto os outros 500 já receberam alguma multa. Foi mostrado que o condutor com mau comportamento, como excesso de velocidade ou acúmulo de pontos na carteira, seguiram a mesma tendência dos pais. Cerca de 66% das imprudências no trânsito foram criados por pessoas que também infringiram a lei.
Motoristas que foram criados por alguém que infringiu a lei de trânsito, geralmente, tem ao menos um ponto na carteira. Cerca de 12% desses condutores, que cresceram com pais com direção imprudente, tiveram quatro ou mais pontos na carteira. Em contrapartida, os que cresceram com adultos mais responsáveis tendem a não ter nenhum ponto na CNH, apenas 3% tinha algum ponto no documento.
Aproximadamente 45% dos entrevistados criados por motoristas ruins foram parados pela polícia nos últimos 10 anos. Os próprios entrevistados admitiram que os hábitos negativos.
A tabela mostra a porcentagem de hábitos que foram adquiridos dos familiares:
| Hábito negativo | % aprendida com os pais |
|---|---|
| Excesso de velocidade | 55% |
| Comportamento violento | 49% |
| Noção de espaço (dirigir na faixa, por exemplo) | 24% |
| Estacionar mal | 21% |
| Direção perigosa | 17% |
| Dirigir com cuidado excessivo (muito abaixo do limite permitido | 10% |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Eu reconheço. As vezes corro. Meu pai corria. Muito. Mas afirmo com orgulho. Meus filhos são de maior idade e nunca me viram avançar um sinal, nem amarelo. Se esse lance de exemplo for real ele vão ficar bem
