Diretor de ‘Transformers’ processa equipe de F1 da Cadillac por roubo de ideias

Equipe de F1 da Cadillac abre ano de estreia na Fórmula 1 com processo milionário movido pelo cineasta Michael Bay, relacionada a comercial do Super Bowl

Carro F1 Cadillac 2026 6
Estreia da Cadillac na F1 é marcada por processo judicial movido por Michael Bay (Foto: Cadillac | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 11/02/2026 às 09h00

A entrada da Cadillac no grid da Fórmula 1 foi ofuscada por uma disputa judicial em Hollywood. A equipe, que integra a estrutura da General Motors, é alvo de um processo movido pelo cineasta Michael Bay. O diretor de franquias como Transformers pede uma indenização superior a US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 8,5 milhões), alegando plágio, fraude e quebra de contrato na produção do comercial exibido durante o Super Bowl.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A ação judicial, detalhada pelo site The Athletic, afirma que a peça publicitária de estreia da equipe utilizou conceitos criativos, roteiros e elementos visuais elaborados por Bay sem o devido pagamento ou crédito.

Segundo a denúncia, tudo começou com negociações entre ambas as partes, que começaram em novembro de 2025. Na ocasião, Bay reuniu-se com executivos da Cadillac, incluindo Marc Towriss, diretor de marketing da equipe, para apresentar sua visão para o vídeo de lançamento.

VEJA TAMBÉM:

Durante o briefing, o cineasta teria sugerido elementos específicos que acabaram na versão final do comercial, como o uso do famoso discurso “We choose to go to the Moon”, do ex-presidente John F. Kennedy, sobreposto a imagens de um carro de F1 em alta velocidade em um cenário desértico e árido.

Bay alega que saiu das reuniões certo de que havia sido contratado. No entanto, em 6 de dezembro, seus representantes foram informados de que a Cadillac optaria por “outra direção” criativa. A surpresa veio quando o comercial foi ao ar contendo exatamente a mesma estrutura narrativa e estética proposta pelo diretor, mas executada por terceiros.

O processo acusa a montadora de se apropriar da propriedade intelectual de Bay para economizar nos custos de produção de um diretor de primeira linha.

Procurada, a Cadillac limitou-se a dizer, por meio de um porta-voz, que já estabeleceu diálogo com Michael Bay e está confiante de que a situação será resolvida amigavelmente. Enquanto o imbróglio jurídico corre nos tribunais, a equipe prepara sua estreia oficial nas pistas para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, entre 6 e 8 de março.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 11 de fevereiro de 2026

Tem que ser muito cara de pau, para não dizer um palavrão, para se reunir com um cineasta, pegar suas sugestões e fazer o comercial sem ele, para economizar uns trocados. O que eles acharam que iria acontecer?

Avatar
Deixe um comentário