Diretor do Detran-SP é preso por suspeita de liderar esquema milionário
Diretor liderava quadrilha que fraudava dados no sistema do Detran-SP para facilitar venda de veículos e emissões de CNH mediante pagamento
Diretor liderava quadrilha que fraudava dados no sistema do Detran-SP para facilitar venda de veículos e emissões de CNH mediante pagamento
Luiz Augusto Quintas, Diretor do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) foi preso em sua casa na zona sul da capital paulista após investigações o apontarem como suspeito de uma organização criminosa.
De acordo com a polícia, Quintas era o cabeça de uma quadrilha que operava usando todo o sistema do Detran em benefício dele e do grupo. Na casa do diretor, as autoridades também encontraram R$ 100 mil em dinheiro, armas de fogo e munição.
VEJA TAMBÉM:
O diretor é acusado de lavagem de dinheiro, favorecimento pessoal, ocultação de valores e inserção de dados falsos no sistema do Detran. Além dele, outras quatro pessoas foram detidas, dentre elas um policial militar – que tinha a função de conseguir os clientes – e três donos de escritórios despachantes.
A Polícia Civil e a Curadoria-Geral do Estado começaram a investigar o caso depois que uma funcionária do Detran percebeu que a senha dela estava sendo utilizada em fraudes.
O esquema facilitava, mediante pagamento, venda de veículos (incluindo de pessoas mortas), e emissão de CNHs (carteiras de habilitação) sem que as pessoas precisassem comparecer às aulas teóricas ou práticas em autoescolas.
Segundo as autoridades, o esquema envolvia falsificação de documentos para agilizar a venda de veículos. Ademais, os acessos ao sistema do Detran eram feitos com senhas clonadas de funcionários.
Além das prisões, a polícia cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, um deles, na sede do Detran em SP.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu também fui esganado pegou três mil reais meu até hoje estou cem habilitação cem meu dinheiro ajei no Facebook o anúncio da habilitação
Lamentável. Fui inserido numa situação muito desagradável. Em Janeiro/22 entreguei a ATVP no Poupatempo Cidade Ademar/Jd Miriam, para retirar a restrição administrativa e o Poupatempo repassou ao Detran SP no inicio de fevereiro/22 . O Licenciamento venceu em 31/08/2022 e fiz o pagamento do exercício 2022 em 03/08, tudo certo, veículo íntegro. Tenho protocolo e até agora nada. Não posso transitar com o veiculo e já estou contabilizando prejuízos. Seria muita ingenuidade de minha parte ou tem alguma coisa a ver “no Reino da Dinamarca”. Se os amigos estiverem em situação semelhante e se conseguiram algum êxito, por fvr me informem, como fizeraml. Sei que tem Muita gente em situação semelhante porque o poupatempo me informou de forma oficiosa que o Detran tem atrasado regularizações simples, em demasia, Agradeço-lhes antecipadamente qualquer colaboração.
Bom dia amigo Benedito. Acredito que esse tipo de situação é por conta da vaidade governamental que tem interesses internos, pois esse método de transferência on-line para mim não passa de uma grande mentira pois após a concretização da emissão do documentos somos obrigados a fazer agendamento e se dirigir ao poupatempo para entrega dos originais o que nos mostra que isso não tem fundamento. Deveriam ter pessoas capacitadas nos atendimentos direto com o cidadão e já efetuarem a transferência com a retenção dos originais evitando assim os problemas causados como o seu. Uma outra coisa interessante é os valores cobrados, pois pelo que sei a cobrança das taxas eram referentes ao custeio do “papel moeda” em que eram impressos o antigo CRV e pasmem que o custo de uma caixa de CRV com 3.600 unidades, custava aos cofres do DETRAN cerca de R$ 580.000,00 e hoje não se tendo mais a emissão do CRV em papel moeda as taxas ainda aumentaram. Cade o Sr. Governador para solicitar uma auditoria dessa fortuna pois sei que somente na capital de São Paulo são impressos cerca de 10 mil documentos diários de CRV, sem contar os CRLV.
estou na mesma situação, mas entrei no site do deran e consultei o licenciamento e ja consta como licenciado. Imprimi a consulta one consta licenciamento 22 e vou andar com ele pois preciso do carro pra trabalhar