Donos de RAM 1500 podem receber até R$ 27 mil de indenização

Mais de 108 mil unidades foram afetadas pela falha no radiador de recirculação de gases de escape que geram risco de incêndio

Ram 1500 EcoDiesel
Proprietários e locatários da RAM 1500 EcoDiesel podem receber indenização e reparos gratuitos (Foto: RAM | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 15/08/2025 às 12h00

Os proprietários e locatários da RAM 1500 EcoDiesel, produzidas entre 2 de junho de 2013 e 23 de outubro de 2019, nos Estados Unidos, podem receber uma indenização devido a um defeito no sistema de escapamento.

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O motivo do defeito

O problema em questão já havia sido alvo de um recall em 2019, quando a Fiat Chrysler (FCA) identificou falhas no radiador de recirculação de gases de escape. De acordo com a montadora, essas falhas poderiam provocar rachaduras em razão da fadiga térmica.

Na época, o defeito gerou preocupação, pois aumentava significativamente o risco de vazamento do líquido de arrefecimento. Em situações mais graves, poderia até causar incêndios. Ao todo, mais de 108 mil unidades foram afetadas.

Além disso, como parte do acordo judicial, os 26 autores principais receberão US$ 5.000 (cerca de R$ 27 mil) cada. Por outro lado, os advogados receberão US$ 2,45 milhões (cerca de R$ 13,39 milhões) em honorários, valor muito superior ao pago individualmente a cada proprietário.

Impactos e críticas

No entanto, os benefícios diretos para os consumidores são considerados limitados em relação ao valor total do acordo. Ainda assim, o caso chama atenção para a disparidade entre a compensação destinada aos clientes e os honorários advocatícios em ações coletivas nos Estados Unidos.

Por fim, apesar das críticas, o acordo garante proteção estendida e reparos sem custo para eventuais problemas futuros no EGR. Além disso, prevê compensações adicionais para situações mais graves.

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1 Comentário
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Juarez 16 de agosto de 2025

Já no Brasil, proprietários sofrem há anos com a EGR da Amarok, e nada de ressarcimento. A minha quebrou ainda dentro da garantia, no primeiro ano. Fiquei à pé há 600 km da concessionária mais próxima e 42 dias para conserto. Nem ressarcimento, nem lucro-cessante, pois, a usava para trabalho. Por isso, hoje sou feliz ex-proprietário. Voltei para Mit que nunca me deixou na mão.

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