Base para a nova Oroch? Duster ganha versão picape na Romênia
Caminhonete é voltada para uso comercial: tem cabine simples, 500 kg de capacidade de carga e motor turbodiesel
Caminhonete é voltada para uso comercial: tem cabine simples, 500 kg de capacidade de carga e motor turbodiesel
Enquanto, no Brasil, a picape Oroch segue defasada em relação ao Duster (que ganhou uma segunda geração em março), na Romênia o SUV acaba de dar origem a uma nova picape. O modelo já teve até o preço anunciado: € 22.546 (valor que equivale a aproximadamente R$ 150 mil).
VEJA TAMBÉM:
A criação é da Romturingia, uma encarroçadora local. O projeto, porém, é fruto de uma parceria com a Dacia, subsidiária romena da Renault. A picape Duster foi desenvolvida ao longo de dois anos: houve até um protótipo, que ficou em 2018.
Embora, assim como a Oroch, a picape romena seja baseada no Duster, a proposta delas é diferente. Enquanto a picape nacional tem proposta mais multiuso e não descarta a utilização para fins recreativos, a similar romena tem foco estritamente comercial.
Isso fica claro pelo tipo de carroceria, que tem cabine dupla na Oroch e simples na picape da Dacia. Além do mais, a caminhonete desenvolvida pela Romturingia oferece apenas uma opção de conjunto mecânico, com motor 1.5 turbodiesel de 115 cv de potência e câmbio manual.
Outras características do modelo romeno são a capacidade de carga de 500 kg e a caçamba com 1.000 litros de volume. A tampa do compartimento de carga abre-se para baixo, como na maioria das picapes. Reforçando a vocação utilitária, há apenas uma cor disponível: Blanc Glacier.
Vale lembrar que, na Romênia, a antiga geração do Duster também teve uma versão picape com cabine simples. O modelo, porém, teve apenas 500 unidades produzidas, para atender à encomenda de uma empresa petrolífera local.
A picape romena servirá de inspiração para uma nova geração da Oroch nacional? Ainda é cedo para dizer: o que se sabe até o momento é que projeto não é prioritário para a Renault. Caso ganhe sinal verde, ainda vai demorar alguns anos para chegar ao mercado.
A atual geração do modelo nunca vendeu bem no Brasil, o que é um empecilho. Por outro lado, tem boa aceitação em outros mercados sul-americanos, como Argentina e Colômbia: ambos são abastecidos com unidades produzidas em São José dos Pinhais (PR).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Acho a oroch uma boa como opção na cidade e campo..o preço e o consumo t que elevar o custo benefício. Essa picape pode ser uma concorrente da Toro sem dúvida, mas tem de evoluir um pouco mais..
A Oroch não tem como concorrer com a Toro no Brasil, a menos que melhorem muito os acabamentos.
Em 2017 estive a ponto de comprar uma Oroch, acabei pegando uma Toro, e o ano passado troquei por uma outra igual.