Elétricos carregam por indução em nova tecnologia revolucionaria
Fluxo equivalente a postos de carregamento rápido, nova tecnologia promete deixar os condutores despreocupados em relação a autonomia dos elétricos
Fluxo equivalente a postos de carregamento rápido, nova tecnologia promete deixar os condutores despreocupados em relação a autonomia dos elétricos
Após meses de testes a Stellantis revelou em Chiari, Itália, um sistema de recarga de baterias de elétricos que utiliza indução magnética. Batizada de Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT), a nova tecnologia que serve para recarregar veículos elétricos sem a necessidade de cabos. E o melhor a recarga ocorre enquanto trafegam pela rodovia.
A nova tecnologia conta com bobinas colocadas sob o asfalto. Elas transferem energia diretamente para os automóveis, caminhões e ônibus sem que precisem parar durante a viagem em estações de carregamento.
VEJA TAMBÉM:
O sistema DWPT pode ser adaptado em qualquer veículo que esteja equipado com um receptor especial que transfere a energia vinda das bobinas da estrada diretamente para as baterias que alimentam o motor elétrico, fazendo com que seja possível executar viagens mais longas sem precisar parar, ampliando significativamente a autonomia da bateria.
O projeto da Stellantis é comandado pela A35 Brebemi, empresa que pertence a operadora de transportes e infraestrutura Aleatica, focada em soluções inovadoras de mobilidade sustentável.
“Trabalhando com este incrível grupo de parceiros, provamos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado. Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, menos ansiedade com a autonomia do veículo, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos.” Afirmou a Head da e-Mobility Business Unit global da Stellantis, Anne-Lise Richard.
Os testes em ‘’Arena of the Future’’ mostram que um elétrico como o Fiat 500 preparado consegue viajar em velocidades condizentes com as estradas sem consumir toda a bateria armazenada.
Ainda foi identificado nos testes que a eficiência vinda do fluxo de energia é comparável com as dos postos de carregamento rápido, razões pelas quais o condutor não vai precisar se preocupar em parar para recarregar. Além disso o campo magnético não tem impacto sobre o condutor ou passageiros no veículo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Aí é bom.. qualquer celular no chão o dono deve estar por perto esperando carregar..