Erros mais comuns que reprovam no exame de direção

Números mostram que 61,7% dos candidatos a CNH foram aprovados na prova prática para motos, enquanto apenas 49,6% passaram no exame para automóveis

carros de autoescola baliza tirar cnh exame de direção
Nervosismo e falta de atenção são fatores que acabam levando o candidato ao erro (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 10/02/2025 às 10h00

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolve diversas etapas e entre elas está o tão temido exame de direção. É nessa fase, inclusive, que está o maior índice de reprovações, bem superior aos números da prova teórica.

Em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) fez um levantamento sobre o processo de obtenção da CNH em que 114 mil pessoas realizaram o exame de direção. Desse montante, 37.860 pessoas tentaram a Categoria A (motocicletas) e 76.199 buscaram a Categoria B (automóveis). Os números mostram que 61,7% dos candidatos foram aprovados na prova para motos, enquanto apenas 49,6% conseguiram passar no exame para automóveis.

VEJA TAMBÉM;

Mas, afinal, quais são as atitudes que mais levam os candidatos a ‘tomar bomba’ na prova prática? O Detran-MS divulgou os erros mais comuns que acabam eliminando os futuros motoristas.

Principais erros na prova de direção de moto – Categoria A

  • Colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento
  • Descumprir o percurso preestabelecido
  • Iniciar a prova sem o capacete corretamente ajustado ou sem viseira/óculos de proteção.

Principais erros na prova de carro – Categoria B

  • Avançar sobre o balizamento ao tentar colocar o veículo na vaga;
  • Não conseguir estacionar na área balizada em até três tentativas, dentro do tempo limite de 5 minutos;
  • Dirigir de forma que ameace pedestres ou outros veículos (infração prevista no Art. 170 do Código de Trânsito Brasileiro).

Além disso, outros erros como não fazer ou respeitar a sinalização correta também são comuns e prejudiciais. Esquecer de dar a seta, avançar placa de “pare”, engatar a marcha errada, ultrapassar o limite de velocidade ou não demonstrar domínio sobre o carro são alguns exemplos.

No Mato Grosso do Sul, o candidato pode acumular no máximo três pontos por erros cometidos no exame de direção. Caso atinja o quarto ponto ou cometa uma falta eliminatória, a reprovação é automática. As faltas são classificadas em: graves (3 pontos), médias (2 pontos) e leves (1 ponto).

O nervosismo e ansiedade também podem ser grandes vilões, por isso é importante fazer as aulas e adquirir prática, mas também buscar manter a calma e serenidade se preparando emocionalmente para o exame.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário