Erros mais comuns que reprovam no exame de direção

Números mostram que 61,7% dos candidatos a CNH foram aprovados na prova prática para motos, enquanto apenas 49,6% passaram no exame para automóveis

carros de autoescola baliza tirar cnh exame de direção
Nervosismo e falta de atenção são fatores que acabam levando o candidato ao erro (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 10/02/2025 às 10h00

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolve diversas etapas e entre elas está o tão temido exame de direção. É nessa fase, inclusive, que está o maior índice de reprovações, bem superior aos números da prova teórica.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) fez um levantamento sobre o processo de obtenção da CNH em que 114 mil pessoas realizaram o exame de direção. Desse montante, 37.860 pessoas tentaram a Categoria A (motocicletas) e 76.199 buscaram a Categoria B (automóveis). Os números mostram que 61,7% dos candidatos foram aprovados na prova para motos, enquanto apenas 49,6% conseguiram passar no exame para automóveis.

VEJA TAMBÉM;

Mas, afinal, quais são as atitudes que mais levam os candidatos a ‘tomar bomba’ na prova prática? O Detran-MS divulgou os erros mais comuns que acabam eliminando os futuros motoristas.

Principais erros na prova de direção de moto – Categoria A

  • Colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento
  • Descumprir o percurso preestabelecido
  • Iniciar a prova sem o capacete corretamente ajustado ou sem viseira/óculos de proteção.

Principais erros na prova de carro – Categoria B

  • Avançar sobre o balizamento ao tentar colocar o veículo na vaga;
  • Não conseguir estacionar na área balizada em até três tentativas, dentro do tempo limite de 5 minutos;
  • Dirigir de forma que ameace pedestres ou outros veículos (infração prevista no Art. 170 do Código de Trânsito Brasileiro).

Além disso, outros erros como não fazer ou respeitar a sinalização correta também são comuns e prejudiciais. Esquecer de dar a seta, avançar placa de “pare”, engatar a marcha errada, ultrapassar o limite de velocidade ou não demonstrar domínio sobre o carro são alguns exemplos.

No Mato Grosso do Sul, o candidato pode acumular no máximo três pontos por erros cometidos no exame de direção. Caso atinja o quarto ponto ou cometa uma falta eliminatória, a reprovação é automática. As faltas são classificadas em: graves (3 pontos), médias (2 pontos) e leves (1 ponto).

O nervosismo e ansiedade também podem ser grandes vilões, por isso é importante fazer as aulas e adquirir prática, mas também buscar manter a calma e serenidade se preparando emocionalmente para o exame.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário