Stellantis irá encerrar as atividades na fábrica do motor E.Torq

A fábrica de motores do grupo em Campo Largo (PR), onde é feito o E.Torq, será fechada em breve e seus trabalhadores serão realocados

motor 18 16v etorq do fiat linea absolute
O E.Torq veio para a Fiat ter uma opção acima dos 1.4 Fire (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/11/2022 às 18h30
Atualizado em 02/11/2022 às 13h53

A fábrica de motores da Stellantis de Campo Largo (PR), onde é produzido o E.Torq, terá suas atividades encerradas em breve. Hoje ela produz apenas o 1.8 para ser usado na versão de exportação da Fia Toro para países da América Latina, onde se chama Ram 1000.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

No site da Ram colombiana o modelo não consta mais. Nos sites de Chile, Peru e Panamá ainda consta a Ram 1000 com motor 1.8. O único lugar com opção do 2.0 turbodiesel é o Chile. A versão 1.6 do E.Torq foi exportada para a Europa, onde era usado no Tipo, no 500X e no Jeep Renegade, mas desde 2020 foi substituído pelo 1.0 turbo Firefly.

VEJA TAMBÉM:

Segundo apuração do jornal Gazeta do Povo, a Stellantis já comunicou a prefeitura da cidade e o governo do estado sobre o fechamento da fábrica. A empresa se propôs a transferir os 210 trabalhadores da planta para outras unidades pelo Brasil ou auxiliar na transição de quem quiser ficar pela região.

O histórico da fábrica do motor E.Torq

Esse motor E.Torq é na verdade uma atualização do motor Tritec, que foi desenvolvido pela Chrysler. Seu projeto foi fruto de uma joint-venture entre a empresa norte-americana e o grupo Rover, que na época pertencia à BMW.

O motor Tritec era um quatro cilindros com bloco de ferro, 16 válvulas e comando simples em um cabeçote feito em alumínio. Ele foi usado pelo Mini, Chrysler PT Cruiser e alguns carros chineses antes da fábrica ser comprada pela Fiat.

Quando a empresa italiana comprou a fábrica da Tritec, ela precisava de um motor para suceder o 1.8 da Chevrolet que usava em alguns modelos. O propulsor foi atualizado, recebeu versão 1.8 e ganhou o nome E.Torq.

fiat punto é um dos carros que saíram de linha em 2017
O Punto foi um carro que melhorou bastante com o motor E.Torq (Foto: Fiat | Divulgação)

Esse motor agradou nos compactos como o Punto, Palio, Argo, Strada e Siena. Já nos pesadões Renegade e Toro, o 1.8 era uma combinação desastrosa. Ele respondia bem em altas rotações e exigia mais agressividade com o pedal da direita.

A Fiat atualizou o E.Torq com tecnologias como o coletor de admissão variável, com intenção de melhorar as respostas em baixas rotações. No Brasil ele deixou de ser ofertado quando a dupla Renegade e Toro recebeu o novo 1.3 turbo, que pôs fim de vez a todas as críticas de desempenho.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário