Motor E.torQ 1.8 e Tigershark 2.0 serão descontinuados

Esses motores equipam os Jeep Compass e Renegade, além da picape Toro. Eles serão substituído por um propulsor melhor e turbinado

motor 2 0 jeep compass
Por Boris Feldman
Publicado em 27/04/2019 às 19h30

Tanto o motor E.torQ (1.8) quanto o Tigershark (2.0) são beberrões, de baixo desempenho e pouco eficientes. Mas eles darão lugar a um novíssimo motor da FCA. Uma resposta da empresa a seus concorrentes.

[TRANSCRIÇÃO]

A Fiat já tem a solução para substituir seus velhos motores 1.8 E.torQ de 139 cavalos e também o Tigershark 2.0 de 186 cavalos, ambos flex, aplicados no Renegade, no Compass e na picape Toro. São motores pouco eficientes, que bebem muito e têm baixo desempenho.

A solução é substituir ambos pelo novíssimo motor 1.3 FireFly, que já existe no Brasil, mas aspirado. Agora ele virá turbinado, com injeção direta e 180 cavalos de potência. Além disso, o FireFly 1.0 de três cilindros com a mesma tecnologia, terá 150 cavalos. É a resposta da Fiat a seus concorrentes – quase todos já oferecendo motores turbinados no mercado brasileiro.

Motor E.torQ
Novo motor Firefly foto Fiat | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
47 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tejota 7 de julho de 2021

Cada motor a sei tempo , que bom que tudo evolui, compass flex ótimo carro , desempenho bom, consumo deixa a desejar na cidade ,na estrada normal , já tive um Renegade a diesel ótimo , mas cada carro com sua proposta e faixa de preço .

Avatar
Sandro Toledo 1 de maio de 2019

Tenho um Renegade, ótimo carro, motor precisa de uma atualização mesmo, faço 6km/litro sem ar e 5 km/litro com ar (no álcool)

Avatar
Ranisvelton Assis 3 de novembro de 2020

Ah…. não faz mesmo

Avatar
joaquintxneto 1 de maio de 2019

Abençoada seja minha F75!

Avatar
Marco 1 de maio de 2019

Eu fico pensando se estes motores de “alta tecnologia” terão a mesma vida útil dos motores mais antigos. Ninguém faz milagres. Alto giro gera algo desgaste. É um fato. Me parece alegria de curto prazo.

Avatar
felipe 29 de abril de 2019

Tem data aproximada para as versões com o motor novo começarem a chegar ?

Avatar
Welberth 29 de abril de 2019

Ainda nem que vendi a mi ha toro flex 1.8.
Motor beberrão.
Duas alegrias
Quando compra!
Quando vende!

Avatar
Roberto 29 de abril de 2019

NUNCA ACREDITEI NESSA FIAT , ELA ACABOU COM A JEEP E FEZ UMA PIC UP TORO QUE SE NÃO FOR A DIESEL É UM VERDADEIRO MICO !!!!
TANTO ELA COMO INMETRO ENGANARAM A TODOS COM AQUELA ETIQUETA MARCANDO A MÉDIA DE CONSUMO !!!!
AGORA ESTÃO DANDO ESSES CARROS COM 30 % de DESCONTO !!! OU ALGUÉM AINDA CONFIA EM ALGUM ÓRGÃO DO GOVERNO ??? INMETRO ?? NUNCA ACERTOU O CONSUMO DE CARRO NENHUM !!!!!! QUANDO VC CONSEGUE ENTRAR EM CONTATO COM ALGUÉM DESSE LUGAR ELES VEEM COM A MESMA LADAINHA DE SEMPRE , CARRO TESTADO SEM AR CONDICIONADO , BEIRA MAR , GASOLINA PURA !!!! KKKKKKKK COMPREM IMPORTADOS QUE NUNCA SERÃO ENGANADOS !

Avatar
Alex 28 de novembro de 2020

Caro amigo todo motor tem suas vantagens e limitações. A questão do consumo depende muito do tipo de terreno ou relevo que vc anda, além do mais outro ponto importante e a postura do motorista se ele acelera mais que o necessário. Tenho uma Toro flex na rodovia é um ótimo veículo com uma ótima combinação potência e consumo, já para cidade grande que tem muitos semáforos anda e para, nesse sistema realmente consome muito combustível. Já na rodovia por exemplo saindo da minha cidade até a próxima o trecho de inda contém muitas subidas faz 6 km por litro mas a volta que é mais descidas faz até 10.5 km por litro de etanol.

Avatar
Diego 21 de janeiro de 2021

Você esta certo depende desses fatores, mas moro na serra gaúcha e com uma S10 2.5 flex 2017 faço media melhor que sua Toro, cerca de 10km/l de gasolina num trecho de 60Km (30 ida e 30 volta) e 1000m de subidas inclusive uma com 4×4 ligado.

Avatar
Raniele Pontes 29 de abril de 2019

Agora eu vi mesmo! É cada comentário. Quer dizer que a empresa não deve se modernizar, pois é desrespeito a quem já adquiriu a tecnologia antiga? É cada uma!!!

Avatar
João Beberrão 29 de abril de 2019

Compra quem pode!

Avatar
Rodrigo Gonçalves 28 de abril de 2019

Eu tenho um uno 1.0 firefly á dois anos e não me arrependo quando lançar esse novo de 150cv não penso duas vezes vou trocar kkkkk

Avatar
Cláudio 28 de abril de 2019

Poxa, motor Tigershark 2.0 aspirado rende quase 170cv e vcs dizem que tem baixo desempenho? Nem li o restante da matéria. Abraço.

Avatar
Ewerton 28 de abril de 2019

A Fiat comprou a Dodge, deveriam colocar o motor que era usado lá, V6 e V8 são muito bom alcança até 300cv. A minha Journey motor 3.6 V6 alcança 0 a 100km em 9 segundos. Isso que esses carros da jeep merece. Olha que ela faz 7.7 por litro claro usando de forma econômica.

Avatar
Roberto 29 de abril de 2019

QUE TAL O MOTOR 1.8 ?????
UM LIXO NÉ ?

Avatar
Ângelo Giuseppe Ptak 28 de abril de 2019

Muito bom essa novidade da Fiat. Novos motores mais eficientes e menos consumo. Fatores esses que prejudicam os atuais modelos vendidos no mercado.

Avatar
Osmar da Silva 28 de abril de 2019

Oi bom dia.
Se as empresas não evoluir vão ficar pra trás, é a Fiat acompanhando o mercado da tecnologia, Seja bem vindo os motores turno, isso é garantia do nosso emprego.

Avatar
Djair Manoel 28 de abril de 2019

Tem q ser treta em outros modelos na Strada, Cronos e outros vindo original, e nos motores 1.6 16v e nos motores 1.4turbo 8v poderiam lança motores 1.2turbo tretaflyer

Avatar
Djair Manoel 28 de abril de 2019

Tem q ser treta em outros modelos na Strada, Cronos e outros vindo original, e nos motores 1.6 16v e nos motores 1.4turbo 8v poderiam lança motores 1.2turbo

Avatar
Gustavo 28 de abril de 2019

SQN kkkkk , cada pérola de comentário….

Avatar
Sélio 28 de abril de 2019

Motor turbo não é novidade. Se for pesquisar já tem mais de 100 anos de história.
Ficam escondendo tecnologias…
Na realidade a indústria nunca esteve preocupada com eficiência, economia de combustível, poluição, com o bolso do consumidor…
Chega um momento onde elas vêem que mudam de postura ou simplesmente perdem o mercado.

Avatar
Andre 28 de abril de 2019

Empresas capitalistas sendo capitalistas, lucro máximo.

E que se foda a natureza e as pessoas.

Neste mercado não existe concorrência efetiva.

Só notar, quando compararam fica evidente.
A empresa 1 tem boa mecânica mas não tem espaço.
A 2 tem bom espaço mas acabamento ruim.
A 3 bom acabamento e mecânica ruim…
Tudo combinado…

Motores e câmbio então é um escândalo, muita velharia.

Sem falar dos escandalosos acordos para não pagar impostos…
Muita propina…

Avatar
Barbosa 28 de abril de 2019

Verdade.. tecnologias com níveis de eficiência maiores existem mais não são repassadas e quando são, querem cobrar um absurdo como se fosse algo novo nunca visto antes.

Avatar
FELIPE JOSE DUARTE DO NASCIMENTO 28 de abril de 2019

Sabedoria pura!

Avatar
Jonas 27 de outubro de 2020

Na verdade foi a legislação ambiental de muitos países principalmente na Europa cada vez mais exigente com relação a emissões de poluentes que as obrigaram a mudar de postura

Avatar
Didacio Dias de Brito 28 de abril de 2019

Ótimas noticias afinal tudo aquilo que for bom pra diminuir consumo de combustível sem nenhum perda para o cliente será bem vindo.Tenho a touro fridon mas realmente o consumo de combustível e muito alto vive mais na garagem.

Avatar
Roberto 29 de abril de 2019

EU CONSEGUI VENDER A MINHA !!!!!! 2.4 UM LIXO DE CARRO !!!

Avatar
Tonho do brejo 28 de abril de 2019

Porcaria de Motor, mini motor….
Carrinho de autorama

Avatar
Gustavo 28 de abril de 2019

Kkkkkk
Nota zero prá teu comentário.
O WV 1.0 TSI também é mini de autorama então,nem vou perder mais tempo com um abestado….

Avatar
Greg de leon 28 de abril de 2019

Nossa …já n era sem tempo .hein
Um absurdo esses motores velhos em carros novos..

Avatar
Greg de leon 28 de abril de 2019

Nossa ..tá demorando demais dona Fiat..vcs n eram assim tão lerdos..

Avatar
Jair Vieira silva 28 de abril de 2019

Boris

Avatar
Francisco Couto 28 de abril de 2019

É inconcebível a esta altura o fabricante estar credenciado para lançar motores em carros desse porte, que com pouco tempo sejam estigmatizados como pouco eficientes, beberrões, ensejando a substituição do propulsor. É, no mínimo, um ato lesivo ao consumidor.

Avatar
Asaph 28 de abril de 2019

Fiat sendo fiat

Avatar
Greg de leon 28 de abril de 2019

O Chico..fica com eles então..já que vc faz questão..de carro novo com motor veio .ok

Avatar
Cícero Fabiano Dantas 28 de abril de 2019

Eu tinha acabado de comprar o Gol 1.0 g5 em 2012. Antes tinha visto na internet que viria uma nova geração, só que não tinha data definida. Enfim, com uns três meses depois, a nova geração apareceu, kkkkk…Achei falta de respeito e verdade para com o consumidor.

Avatar
Irineu Cardo 28 de abril de 2019

Concordo plenamente , quando comprei minha estrada 1.8 o motor E.torQ era o melhor que tinha , hoje com menos de 10 anos é considerado velho e beberão, tão de brincadeira .

Avatar
Gustavo 28 de abril de 2019

Quem tá de brincadeira é tu…vai querer que a montadora deixe de utilizar e tecnologia disponível para respeitar quem comprou um motor agora defasado? É o mesmo que se ofender ao se afirmar que o SMS é considerado velho e ineficiente perante ao WhatsApp. Olhe a era da transformação que vivemos. Veja a revolução tecnológica e comportamental que houve nos últimos 10 anos

Avatar
Irineu 28 de abril de 2019

Concordo plenamente , quando comprei minha estrada 1.8 o motor E.torQ era o melhor que tinha , hoje com menos de 10 anos é considerado velho e beberão, tão de brincadeira .

Avatar
Flávio 28 de abril de 2019

Falou tudo

Avatar
Elizeu 28 de abril de 2019

A empresa apenas se vale do mercado, pouco instruído e disposto a pagar caro por tecnologia ultrapassada. Para o brasileiro, nada mais vale que o status de um carro novo, não importa a eficiência, não importa se é seguro, não importa se polui. Também não importa em pagar mais impostos consumindo mais combustível…

Avatar
Marlus 28 de abril de 2019

Apoiado Francisco Couto, perfeito um verdadeiro desrespeito ao consumidor, por isso temos que pesquisar antes de comprar, analisar bem os testes e verificar a eficiência do conjunto.

Avatar
Roberto 29 de abril de 2019

ESSE CARROS SÃO UM VERDADEIRO LIXO !!
TORO A GASOLINA NÃO FAZ MAIS DE 5 KM , A ÁLCOOL NEM PENSAR .
MOTOR 1.8 NÃO PRESTA !
NINGUÉM CAI MAIS NO CONTO DA FIAT !!

Avatar
Mario 29 de abril de 2019

Tenho parentes que possuem ambos os carros e gostam muito deles. Generalizar que o carro é um “lixo” fica complicado, pois são bons produtos, mas não possuem um conjunto motor tão moderno. Acho que adotando os motores com turbo compressor vão vender ainda mais.

Avatar
João Paulo 27 de abril de 2019

Esse motor 1.0 firefly com 150 CV de potência tem tudo pra dá banho no 1.0 Tsi da VW. que tem a potência de 128 cv

Avatar
Luiz 27 de abril de 2019

Que bom que todo mudado

Avatar
Deixe um comentário