Fábrica da Ford em Camaçari é disputada por montadoras chinesas
Grupo Caoa está analisando a vinda das fabricantes Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC para o Brasil
Grupo Caoa está analisando a vinda das fabricantes Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC para o Brasil
A despedida da Ford tem agitado o mercado automobilístico brasileiro. Além dos impactos econômicos, da preocupação com os proprietários de modelos da marca e das possíveis oportunidades criadas aos concorrentes, fica a questão da fábrica em Camaçari, na Bahia.
De acordo com o CNN Brasil Business, a planta está sendo disputada por quatro montadoras chinesas: Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC.
LEIA MAIS
O Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que hoje é responsável pela Caoa Chery, estaria interessado em trazer uma das companhias para o país.
A fábrica da Ford em Camaçari tem uma grande vantagem em comparação com a de São Bernardo do Campo (SP): é mais nova e já está totalmente modelada para produzir carros de passeio. Lá eram feitos os modelos Ka e EcoSport.
Na planta paulista, que era voltada para caminhões, havia apenas adaptações para montar o Fiesta.
Procurada para comentar o interesse das chinesas, a Ford afirmou à CNN que facilitará “alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”.
O Grupo Caoa, por sua vez, afirmou que não vai comentar o assunto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ainda vai tarde some daqui e nunca mais volta eu nunca compraria um carro forde adeus
Fiquei muito triste com a saída da Ford do Brasil eu estava fazendo planos de comprar um Ford Ka automático!
Espero que as fábricas reabram logo não demorem muito
esses carros são muito bons e potentes
Deveriam consultar / ofertar para a Mahindra pois ela fabricará, na Índia, os sucessores do Ka (Figo), Ka sedan (Aspire) e Ecosport.
A Ford já anunciou sua retirada da joint-ventura que estava fazendo com a Mahindra. Além disso, é muito provável que a Mahindra não teria interesse, visto que está se reestruturando e cortando gastos, como com a venda da SsangYong. E ao vir para o Brasil, iria contra o que está fazendo atualmente.