Fabricantes ameaçam concessionárias que cobram preços abusivos
Concessionárias nos EUA estão cobrando valores altos acima do preço sugerido e os fabricantes não estão gostando dessa prática
Concessionárias nos EUA estão cobrando valores altos acima do preço sugerido e os fabricantes não estão gostando dessa prática
O mercado automotivo dos EUA está passando por uma fase peculiar: nos últimos anos foram lançados carros novos de grande interesse do público, esses consumidores possuem o dinheiro para comprar tais veículos, mas a oferta está baixa devido a crise dos semicondutores. E quem está se dando bem são as concessionárias.
Assim como ocorre no Brasil, os fabricantes vendem os carros para as concessionárias e elas vendem para o consumidor final. Em alguns estados existem até leis proibindo a venda direta do fabricante para o consumidor final, com a intenção de proteger os revendedores.
VEJA TAMBÉM:
O preço divulgado pelo fabricante é o famoso preço sugerido, as lojas não são obrigadas a cobrar esse valor. Mas na nota fiscal do carro precisa estar os custos de tudo que é adicionado. Aí que entra a ganância dos concessionários: eles acrescentam um “dealer markup”, ou “remarcação da concessionária” em português. Esse aumento é, basicamente, apenas lucro para a loja.
A situação chegou a níveis alarmantes em 2022: 80% dos carros novos vendidos em janeiro continham algum tipo de aumento no preço praticado pela concessionária. Cadillac, Kia e Land Rover foram as marcas que praticaram os maiores preços acima do divulgado.
Essa prática era mais comum em lançamentos de alta procura, mas hoje existem concessionárias realizando a remarcação em todo o estoque. A Ford F-150 Lightning, que está prestes a ter suas vendas iniciadas, já é anunciada com aumento de US$ 30 mil (R$ 154.860 em conversão direta) sobre o preço sugerido.
O revolucionário Kia EV6 está chegando agora ao mercado estadunidense por um preço que parte de US$ 40.900 (cerca de R$ 210.953). Uma concessionária da Califórnia está pedindo US$ 87.231 (cerca de R$ 449.919) pelo modelo. Além do reajuste incluem acessórios como para-barro, frisos nas portas e taxas da loja.
Essa prática abusiva rendeu uma chuva de criticas às concessionárias nas redes sociais e chegou aos ouvidos dos executivos dos fabricantes. O primeiro a se pronunciar foi Jim Farley, CEO da Ford. Ele ameaçou punir as lojas que praticam esses aumentos no preço, pois isso afeta negativamente na satisfação do cliente e na imagem da marca.
Esses aumentos também afetam na estratégia da Ford de tornar seus elétricos mais acessíveis. Os concessionários que cobrarem muito acima do valor sugerido poderão perder as vendas a favor de outros revendedores com práticas mais honestas.
A Chevrolet percebeu o mesmo efeito vindo de concessionárias cobrando valores altos para a reserva do Corvette Z06. A versão mais extrema do esportivo é bastante antecipada por trazer tecnologia e desempenho dignos de Ferrari por uma fração do preço. Um porta-voz do fabricante, Steve Carlisle, emitiu uma carta para as concessionárias alertando que a General Motors irá tomar ações contra concessionárias que praticarem lucros abusivos sobre os próximos lançamentos.
A Hyundai e a Genesis tomaram atitudes similares. As concessionárias receberam cartas alertando sobre anunciar os carros por um preço online e acrescentar valores extra na hora de fechar o negócio.
O caso mais recente de fabricante ameaçando as lojas foi com a Subaru: o fabricante japonês diz que prima pela honestidade e exige que os revendedores sigam a diretriz. O carro de maior procura da marca hoje é a Outback Wilderness, uma versão ainda mais aventureira da perua fora de estrada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Duster 2023 zerinha preço tabela 108mil, MAS… o preço para compra direto de fabrica saiu 64mil no DANFE… CARAMBA me senti só um pouquinho LUDIBRIADO…. a LOJA revendedora Eurovia ganha 44mil reais por Duster Zen vendido? ….. fica a dica… pechinchem bastante…. fiquei com aquela sensação de PÉSSIMO NEGOCIO…
Já aqui no Brasil os fabricantes não fazem nada apenas as concessionárias cobram absurdos nos valores dos carros .
Aconteceu algo semelhante comigo . Ao fechar negócio com um VW Nivus neste mês de Janeiro ,A concessionária me informou que eu deveria financiar parte do valor do carro , mesmo eu querendo comprar o carro à vista . Dizendo que se tratava de carros de cotas do banco VW e que se eu não financiasse não sairia o negócio . Então eu financiei como valor simbólico $1.000 reais . Conclusão quando chegou o carnê em doze vezes a brincadeira ficou em $3.800 . Ou seja 280 por cento de juros num ano . Me levaram quase 3 mil de boa .
Aqui no Brasil também tem… Preços de veículos, peças e serviços que são um verdadeiro roubo… Quando teremos valores honestos???
A montadora faz de conta que se importa, a concessionária faz de conta que tem medo e a marketing está feito e todo mundo feliz.
Papai Noel, Coelhinho da Páscoa também existem tá bom, confia!!
Se fizerem isso no Brasil…
No Brasil, as concessionárias costumam empurrar aditivos que nem as montadoras recomendam…
Se fizerem isso no Brasil…
Brasil… meu Brasil brasile… opa, pera… não é Brasil!!! Ih, rapaz!!! Eram neles que nos espelhávamos, né?