Proposta permite instalação e uso de faróis de milha em motocicletas
O projeto de lei propõe que faróis de milha em motocicletas e outros tipos de auxiliares ajudam na visibilidade noturna em estradas sem iluminação
O projeto de lei propõe que faróis de milha em motocicletas e outros tipos de auxiliares ajudam na visibilidade noturna em estradas sem iluminação
O Projeto de Lei 64/22 permite a instalação e o uso de faróis de milha em motocicletas. O texto em análise na Câmara dos Deputados determina ainda que caberá ao Poder Executivo regulamentar o emprego desses acessórios.
“A lei já prevê que o condutor deverá permanecer com o farol aceso, utilizando a luz baixa, sempre durante a noite e, durante o dia, nos túneis e nas rodovias estaduais e federais, mas o farol de neblina ou de milha não está previsto hoje na regulamentação”, disse o autor da proposta, deputado José Nelto (Pode-GO).
VEJA TAMBÉM:
O projeto pretende assegurar a inserção de faróis de milha nos veículos de duas rodas. “Esses acessórios facilitam bastante a visibilidade em vias mais escuras, especialmente em ambientes mais afastados, em que a iluminação não é muito eficiente”, explicou o parlamentar.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O Brasil e algumas leis são ridículas… Se as motos aventureiras já saem de fábrica com os faróis legalizados, por que não podemos fazer a simples instalação do farol em nossas motos mais simples? Ridículo! Não existe bom senso algum. O farol auxiliar na moto deixa o próprio motociclista muito mais visível e seguro! Mas não! O Contran achou uma brilhante forma de arrancar ainda mais dinheiro do povo, que tem que pagar pra legalizar uma coisa que já é legal em motos aventureiras!
Não precisa modificar documentos, que já são um absurdo, para colocar um simples acessório que pode melhorar o veículo. É muito burrocracia no Brasil!!!
A burrocracia em ação. A simples troca de uma lampada por outra equivalente, tipo sem alterar o original, não pode ser trocado, impedindo o mecânico de lucrar e o veículo de ficar mais seguro!!!!!! A burrocracia em ação!!!!!!
Já não basta os motociclistas andarem de farol alto o tempo todo (quando a regulamentação manda ser luz BAIXA), se aprovarem farol de milha aí mesmo que ficamos cegos!
Não generaliza, tenho carro e piloto moto também, não acredito que o pessoal aqui de bom senso faria isso. Quem faz isso, fará com ou sem lei aprovada.
Um tremendo acessório auxiliar ser proibido é insano.
Até por que o.motociclista pode estar em uma estrada erma a noite e dar uma pane no farol e como a moto só tem 1 farol. Fica na mao de Deus!
Concordo os políticos deveriam aprovar sem fazer tanta questão! Esses faróis serve para nossa segurança!
Eu já uso farol de auxiliar na minha bem próximo ao chão, e elas são halogenas, da cor do farol, instaladas e reguladas na própria loja da honda, pedi pra instalar como se viesse de fábricas, da África Twin, Em várias rodovias como BR282,SC’s, ajudam muito e não atrapalham quem vem no sentido contrário, parabéns a esse deputado, existe pessoas com cérebro no congresso.
Em 2013 a Toyota fez um estudo sobre o uso do farol auxiliar diurno e constatou que diminui em muito os acidentes. DRL daytime running light é led e não ofusca a visão. Tem que aprovar o uso para as motos também.
Já era para ser aprovado ha muito tempo atrás, à depender da distância vc vê não só as crateras q tem na pista como animais tmb.
Finalmente um projeto de lei que faz sentido… existe vida inteligente! Por que farol de moto é uma negação mesmo… e os auxiliares de baixo ajudam muito a ver buracos na nossas vias de ‘tapete europeu.’ Contanto que sejam farois halógenos. Nada de led ultra branco super max ofuscador.
Faço das suas as minhas palavras meu amigo, ta de parabéns o autor deste projeto de lei, que os colegas das duas rodas fortaleçam aí pra que esse projeto venha a ser aprovado o quanto antes!