Fernão Dias terá obra de R$ 15 bi para corrigir gargalo entre BH e SP

Leilão da Rodovia Fernão Dias está marcado para dezembro; obra vai ampliar faixas e melhorar infraestrutura entre Minas Gerais e São Paulo

Rodovia Fernão Dias
Trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo corresponde à rodovia Fernão Dias (Foto: Arteris Fernão Dias | Arquivo)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 24/10/2025 às 15h00

O Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU) oficializaram, nesta quarta-feira (22), os novos termos do contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381/MG/SP), uma das principais ligações entre Minas Gerais e São Paulo. O leilão está previsto para dezembro deste ano e busca reequilibrar financeiramente trechos com dificuldades operacionais e garantir a continuidade das obras de ampliação e melhoria da malha rodoviária.

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“Se o Brasil tivesse que escolher o triângulo rodoviário mais importante do país, certamente seria o formado pela Fernão Dias. Não fazia sentido realizar novos leilões sem antes resolver os contratos antigos”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

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Como será a obra

O novo contrato da Fernão Dias prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos até 2040, com a inclusão de 108 quilômetros de faixas adicionais e laterais. O cronograma de intervenções será executado ao longo dos próximos dez anos.

Com 569 quilômetros de extensão, a Fernão Dias liga Belo Horizonte (MG) a São Paulo (SP), passando por 33 municípios. O trecho, atualmente operado pela concessionária Arteris, registra tráfego médio superior a 61 mil veículos por praça, sendo 37% composto por caminhões. A concessão da Fernão Dias é a terceira, de um total de 15, a ser repactuada dentro do programa de renegociações do Governo Federal.

A revisão contratual foi viabilizada por meio da cooperação entre o Ministério dos Transportes e a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual (Secex-Consenso) do TCU. O presidente do tribunal, ministro Vital do Rêgo, destacou que a medida corrige distorções históricas e dá segurança jurídica aos investidores. “Estamos varrendo o entulho de contratos que estavam hibernando e gerando judicialização eterna, sem retorno algum para o cidadão brasileiro, que continuava pagando pedágio caro sem ter infraestrutura”, afirmou.

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2 Comentários
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Jubileu 26 de outubro de 2025

15bi até 2040??? Isso tinha que ser pra ontem. Que vergonha! Em pleno 2025 uma das principais rodovias do país tem vários trechos com apenas 1/2 faixas, sem contar os buracos e falta de manutenção básica. Mais um descaso causado pela corrupção e falta de fiscalização que assola o BR. Lamentável!

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Ricardo Sanchez 26 de outubro de 2025

A concessão está entregue hoje a uma empresa (Arteris – Auto Pista Fernão Dias) que faz um péssimo serviço: buracos, remendos mal feitos, curvas com desnível ao contrário, sem defensas, e por aí vai. O que parece funcionar muito bem é a arrecadação nas praças de pedágio.

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