Única Ferrari F50 do Brasil dá vexame e precisa de um ‘empurrãozinho’
Avaliada em cerca de R$ 30 milhões, a única Ferrari F50 do Brasil precisou de uma mãozinha para poder sair do posto de gasolina
Avaliada em cerca de R$ 30 milhões, a única Ferrari F50 do Brasil precisou de uma mãozinha para poder sair do posto de gasolina
A Ferrari F50 foi lançada em 1995 com a ideia de ser um carro de Fórmula 1 para as ruas, ideia similar a do atual Mercedes-AMG One. Apenas 349 unidades desse modelo foram produzidas e uma delas reside no Brasil.
Esse carro já é famoso por aqui por causa da raridade, mas no último domingo (27) ficou ainda mais famoso nas redes sociais. Um vídeo do carro sendo empurrado para pegar no tranco viralizou. Três frentistas e mais três jovens empurram o carro avaliado em cerca de R$ 30 milhões até o motorista conseguir dar a partida no motor V12.
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Para finalizar, um dos frentistas do posto dá a bandeirada com um pano e a Ferrari F50 sai acelerando forte. Isso certamente deve ter alegrado o dia dos funcionários do posto de gasolina.
Quando falei acima que que a F50 tenta ser um carro de Fórmula 1 para as ruas, foi no sentido literal: o seu motor V12 4.7 nada mais é que uma versão mais civilizada do motor usado pela Ferrari 641 que foi pilotado temporada de 1990 por Nigel Mansell e Alain Prost.
O motor de corrida era um 3.5 que produzia 689 cv a 12.750 rpm, no carro de rua o deslocamento foi ampliado e a potência máxima de 519 aparecia a 8.000 rpm. Com isso o carro tinha uma marcha lenta mais estável e em rotações mais baixa, além de produzir mais torque — que é bem útil em um carro mais pesado e que não vai rodar só em pistas.
O chassi utiliza uma “banheira” de fibra de carbono, tipo de construção que era inovadora para a época e hoje se tornou padrão para superesportivos. O motor V12 era parafusado diretamente a esse chassi, tendo função estrutural e passando todas as vibrações para os ocupantes.
A suspensão da Ferrari F50 era do tipo push-rod, com os amortecedores e molas montados na horizontal. Essa é outra semelhança com os carros da F1, pois permite um centro de gravidade mais baixo. A direção não possui assistência e o câmbio é manual de seis marchas.
O que é bem comum na Ferrari F50 é o sistema de ignição eletrônica e a bateria. Não sabemos o motivo da unidade brasileira ter necessitado um empurrão para pegar, mas não deve ser complicado de resolver.
Ainda bem que a F50 tem câmbio manual, se não tivesse não pegaria no tranco. O Boris explica:
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Aí nossa “da vexame”… esse carro é antigo, mesmo sendo uma Ferrari se ficar muito tempo parado vai dar um probleminha sim, mas nada que umas voltinhas e aceleradas bem dadas não resolva hehe