Fiat 500 comemora 15 anos de história no Brasil
Modelo icônico desembarcou em terras brasileiras em 2009 e em 2024 vive nova fase com a comercialização de sua versão 100% elétrica
Modelo icônico desembarcou em terras brasileiras em 2009 e em 2024 vive nova fase com a comercialização de sua versão 100% elétrica
O Fiat 500, um dos carros mais icônicos e emblemáticos da indústria automotiva, está comemorando 15 anos de história no mercado nacional. O clássico compacto que chegou ao Brasil em outubro de 2009 recebeu algumas alterações e novidades ao longo dos anos e agora está sendo vendido na sua versão elétrica.
O modelo lançado pela primeira vez em julho de 1957 na Europa é símbolo do estilo italiano e conta com uma legião de fãs espalhados pelo mundo. No Brasil, ele desembarcou há 15 anos com seu design retrô remetendo ao Nuova 500.
VEJA TAMBÉM:
Apesar do visual mais vintage, o carro chegou com várias novidades na Fiat e no mercado brasileiro. O Cinquecento teve como prioridade a tecnologia para atrair quem gosta de uma pegada mais urbana e sofisticada.
Já na época, ele veio equipado com direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESP ou ESC). Ele foi o primeiro veículo do Brasil a trazer sete airbags de série e ESP, além de ser o primeiro da marca a ter o assistente de partida em rampa.
Em 2021, sua nova versão chegou renovada como o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat disponível no país e importado diretamente de Turim, na Itália. Assim, com o passar dos anos e adaptações ao mercado, o Fiat 500e chega em 2024 na sua terceira geração desenvolvida sobre a nova plataforma Mini EV.
Com isso, o clássico está mais espaçoso, conectado e equipado com tecnologias inéditas para o segmento. Em termos de design, o estilo moderno e sofisticado ainda mantém a essência charmosa do modelo original com um toque de vanguarda.
O motor elétrico do 500e oferece uma potência de 87 kW, o equivalente a 118 cv, com um torque impressionante de 22,4 kgfm. Isso permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, com retomada de 60 a 100 km/h em 4,8 segundos. A autonomia divulgada pela marca no padrão Inmetro é de 227 km.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |