Waze anuncia fim do serviço de caronas Carpool a partir de setembro
Google não via sentido em continuar com o serviço, alegando que a pandemia alterou a forma como as pessoas se deslocam
Google não via sentido em continuar com o serviço, alegando que a pandemia alterou a forma como as pessoas se deslocam
O Google anunciou que a função de carona do Waze, conhecida como Carpool, chegará ao fim em todo o mundo a partir de setembro deste ano. A função do app foi lançada em 2016 nos Estados Unidos e, posteriormente, chegou a outros países como o Brasil e permitia um serviço de carona paga entre os usuários que pretendiam percorrer um trajeto semelhante.
No entanto, os valores das corridas do Waze Carpool eram mais acessíveis do que a de aplicativos como Uber ou 99, por exemplo, já que a plataforma não recebia nenhuma taxa pelos serviços.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o UOL, o valor cobrado era referente à divisão da gasolina da corrida que, inicialmente, era escolhida pelo motorista. Normalmente os valores eram R$4 até 5 km, 5 km a 40 km R$ 10 e acima disso até 24$. Por segurança, o usuário do Waze Carpool podia optar por viajar apenas com pessoas do mesmo gênero, para evitar desconforto durante o trajeto.
De acordo com o Google, o fim da plataforma está atrelado ao mundo pós pandemia que alterou o hábito de deslocamento das pessoas.
Em 2020, a mobilidade urbana foi ressignificada. Por conta disso, gostaríamos de informar o encerramento do sistema Waze Car pool globalmente.
Enquanto o Waze era predominantemente um aplicativo de deslocamento pré-covid, hoje a proporção de recados e viagens ultrapassou os deslocamentos. Isso significa que temos a oportunidade de encontrar maneiras ainda mais impactantes de reunir uma comunidade global para compartilhar insights em tempo real e ajudar uns aos outros a superar o tráfego.”
No anúncio a plataforma informou que 150 milhões de usuários utilizam o Waze, mas não confirmou quantos destes faziam uso do serviço de carona. Por isso, fica difícil mensurar o quão grande deve ser o impacto dessa medida.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |