Waze anuncia fim do serviço de caronas Carpool a partir de setembro

Google não via sentido em continuar com o serviço, alegando que a pandemia alterou a forma como as pessoas se deslocam

tela inicial do waze no celular no transito aplicativo shutterstock
Serviço estava disponível no Brasil desde 2018 (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 29/08/2022 às 11h21

O Google anunciou que a função de carona do Waze, conhecida como Carpool, chegará ao fim em todo o mundo a partir de setembro deste ano. A função do app foi lançada em 2016 nos Estados Unidos e, posteriormente, chegou a outros países como o Brasil e permitia um serviço de carona paga entre os usuários que pretendiam percorrer um trajeto semelhante.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

No entanto, os valores das corridas do Waze Carpool eram mais acessíveis do que a de aplicativos como Uber ou 99, por exemplo, já que a plataforma não recebia nenhuma taxa pelos serviços.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o UOL, o valor cobrado era referente à divisão da gasolina da corrida que, inicialmente, era escolhida pelo motorista. Normalmente os valores eram R$4 até 5 km, 5 km a 40 km R$ 10 e acima disso até 24$. Por segurança, o usuário do Waze Carpool podia optar por viajar apenas com pessoas do mesmo gênero, para evitar desconforto durante o trajeto.

De acordo com o Google, o fim da plataforma está atrelado ao mundo pós pandemia que alterou o hábito de deslocamento das pessoas.

Em 2020, a mobilidade urbana foi ressignificada. Por conta disso, gostaríamos de informar o encerramento do sistema Waze Car pool globalmente.

Enquanto o Waze era predominantemente um aplicativo de deslocamento pré-covid, hoje a proporção de recados e viagens ultrapassou os deslocamentos. Isso significa que temos a oportunidade de encontrar maneiras ainda mais impactantes de reunir uma comunidade global para compartilhar insights em tempo real e ajudar uns aos outros a superar o tráfego.”

No anúncio a plataforma informou que 150 milhões de usuários utilizam o Waze, mas não confirmou quantos destes faziam uso do serviço de carona. Por isso, fica difícil mensurar o quão grande deve ser o impacto dessa medida.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário