Ford afirma foco em tecnologia e motores ficarão para terceiros

O vice presidente da empresa afirma que a Ford não irá investir recursos na produção de motores próprios, optando por produtores terceirizados

Motor Ford
Agora a moda é terceirizar (foto: Auto Esporte | reprodução)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 18/07/2025 às 13h09

Há uns 30 anos, a prioridade na hora de escolher um novo modelo de carro era seu motor. Qual modelo tinha melhor potência, tamanho ou torque eram os principais diferenciais competitivos. Mas hoje em dia, a grande parte dos consumidores não está tão ligada nisso, o foco de interesse está em outros elementos do automóvel. Os compradores buscam o veículo com melhor design, central multimídia e autonomia, sem ligar muito para o tipo de motor.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Marcas como a Ford começaram a notar essas mudanças em seus consumidores e adotaram um novo posicionamento. John Lawler, o vice-presidente da Ford, entende as mudanças do mercado e com isso a marca se posicionará de outra maneira quando se fala de motor.

Não acho que os consumidores realmente pensem em motores da mesma forma que pensavam há 30 anos”.

A marca aponta que não vê mais a necessidade de desenvolver internamente todos os seus propulsores. Ela planeja terceirizar a fabricação e focar seus recursos e pesquisas em outras áreas. Com isso, a marca espera diminuir o tempo de desenvolvimento de seus carros e até mesmo criar modelos com valores mais competitivos no mercado.

Marcas como a Mercedes-Benz já utilizam motores de outros fabricantes, como o da Renault usado no Classe A. A Renault possui também parceria com a Geely, para produção de motores de diversas marcas.

Outras empresas também vêm notando as mudanças do público. A BMW alterou os modelos da série, migrando de uma tração traseira para uma dianteira sem que isso afetasse suas vendas, já que o público-alvo da marca pouco se importa com o tipo de tração.

A China se encaminha para se tornar o principal fornecedor global de motores terceirizados. A própria Ford reconhece que o custo de produção chinês é cerca de 30% mais barato que em qualquer outro país. Com isso, o mercado chinês deve ser capaz de suprir a nova demanda que surgirá por motores fabricados fora das montadoras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Beto 18 de julho de 2025

Falou a Ford!! Que so ia fazer SUVs, pick-ups e elétricos!!! E ja fala em ressuscitar Focus e Fiesta!!! Haja prejuizo pros acionistas…

Avatar
Deixe um comentário