Ação coletiva acusa a Ford de ignorar falha no motor EcoBoost que pode destruir o motor e comprometer a segurança dos veículos.
A Ford atualmente passa por uma ação coletiva devido às constantes falhas no EcoBoost que permitem o vazamento de líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros. O caso, que ocorre nos EUA, vem afetando milhares de proprietários.
A ação era voltada originalmente para os motores 1.5L, 1.6L e 2.0L EcoBoost, presentes em modelos como Ford Escape, Fusion, Edge e Lincoln MKC e MKZ entre os anos de 2013 e 2019. Mas agora também inclui o 2.3L EcoBoost.
VEJA TAMBÉM:
Veículos como os Mustang (2015–2024), Ranger (2019–2024), Explorer (2016–2024), Bronco (2021–2024) e Lincoln Corsair (2020–2022) estão entre os que estão presentes no processo.
O problema que é relatado pelos consumidores está relacionado a uma falha de engenharia. O vazamento de líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros do motor pode causar um superaquecimento, levando à perda total do motor.
Apesar de reconhecer a falha ainda em 2020, a Ford adotou apenas soluções paliativas, como a instalação de sensores adicionais de nível de líquido de arrefecimento, ao invés de corrigir a raiz do problema.
Os autores da ação coletiva afirmam que, mesmo após esses “reparos”, os veículos ainda apresentam o mesmo problema, que, se não resolvido, pode gerar risco de incêndios. Toda essa situação, além de frustrante, gera prejuízos financeiros.
Uma ordem técnica de serviço emitida pela Ford em 2020 orientava a substituição do bloco curto e da junta do cabeçote; contudo, a solução não tem sido suficiente para conter as falhas. Entre os pedidos dos usuários estão a substituição completa do motor e o ressarcimento dos valores já gastos em reparos inúteis.
O caso serve para reforçar um debate importante sobre a responsabilidade que as montadoras devem ter em relação à transparência e ao suporte pós-venda. Os donos de veículos com os motores citados na ação estão sendo aconselhados a acompanhar o andamento do processo e procurar assistência caso notem as falhas no sistema de arrefecimento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Mustang tem motor 5.0. V8 coiote . Aqui no Brasil não veio o Mustang 4 cilindros , pelo menos oficialmente.
Interessante, tenho um Fusion desde 2014, comprei ate outros carros e nao quis me desfazer dele tamanho o conforto e qualidade. Comprei 2 Ranger nesse periodo e nunca tive nenhum problema. Agora comprei um Territory, a unica coisa ruim é que o motor consome mais mesmo, Sinceramente, nao tenho do que reclamar, o nivelnde acabamento e conforto, bancos eletricos ate para o passageuro, couro nas portas, bancos com aquecimento, etc. Minha mulher teve uma X4 nesse periodo, pensa num carro que toda hora tinha problema com injecao eletronica e batecao de motor, depois uma.Equinox 20 turbo que so Jesus para salvar. Na concessionaria da bmw vi ummcliente quase voando para cima do gerente de tanta raiva que estava passando por conta de uma 330i. Todas as marcas tem recall,mas aqui parece campanha de difamação contra a Ford. Aqui no MT no rural é so Ranger pra aguentar o tranco.
Quanto paganm para essas reportagens que só falam mal da Ford, é muito ?
Primeiro que Mustang não tem esse motor 2.0 quem comentou já está errado,tem muita coisa que não se encaixa…ranger v6 e Mustang compro sim duas máquinas
Primeiro que Mustang não tem esse motor 2.0 quem comentou já está errado,tem muita coisa que não se encaixa…ranger v6 e Mustang compro sim duas máquinas
Estou com problemas no câmbio Powershift do Ford Focus 2015.
Mesmo depois de ações coletivas na Austrália, Estados Unidos e no Brasil.
A Ford recusou o conserto do veículo. Estes veículos colocam a vida do motorista em risco, eles deviam e pedir desculpas e arrumar o carro sem questionamento nenhum.
Desconfio que algo semelhante ocorra com os motores sigma.
Esse problema é com versões a gasolina ou também ocorre nas versões a diesel da ranger?
Carros ruins, pós-venda péssimo e respeito zero. Isso é a ford hoje.
A Ford tá forda.
Depois de muitos problemas com a minha Ranger V6, desisti e vendi o carro. A única coisa que eu quero da Ford hoje é muita distância.
Quem viu o salto da Ranger “voadora” percebeu que de “raça forte” a marca não tem mais nada. A caminhonete foi destruída, até as rodas quebraram. Descartável e perigosa. Ford não tem mais qualidade já há bastante tempo. Não é a primeira vez que estes motores “Ecoboost” dão problemas, tem muitos históricos no Brasil também. Fora os famigerados câmbios “powershit”.
No Brasil a Ford não está muito diferente disso. Ranger, Maverick, Transit, etc, acumulam problemas, recalls e falhas de todo tipo. Rangers estão parando com motor danificado, falhas elétricas, vidros rachando, suspensão estourando, panes no multimidia, e agora até com rodas soltando com parte da suspensão.
Primeiro a Ford abandonou a produção no Brasil, agora subestima a nossa inteligência trazendo esse lixo para cá. Não compro nada dessa marca.
A Ford mais um vez sendo a velha e conhecida Ford. Desisti da marca e prometi nunca mais comprar nenhum carro dela, depois de passar pelos transtornos e humilhação por conta do câmbio powershift.