Ford quer tirar ‘acessório inútl’ dos carros e economizar R$ 50 milhões
Segundo um executivo da montadora nos EUA, o público não usa o recurso e não deverá sentir falta dele quando se for
Segundo um executivo da montadora nos EUA, o público não usa o recurso e não deverá sentir falta dele quando se for
Vários carros com assistente ativo de estacionamento já passaram pela redação do AutoPapo e podemos contar nos dedos a quantidade de vezes que usamos o sistema — e na maioria das vezes foi apenas para matar a curiosidade. Parece que a Ford notou que os consumidores também não usam o recurso e pretende abandoná-lo.
Segundo o portal CarBuzz, um executivo da Ford disse durante uma chamada que poucas pessoas usam o assistente ativo de estacionamento e a remoção do sistema irá economizar dinheiro para a marca. Ele diz que o sistema custa US$ 60 (R$ 299,76 em conversão direta) por veículo, o que resulta em economia de US$ 10 milhões (R$ 49,96 milhões) por ano.
VEJA TAMBÉM:
Os carros da Ford trazem o assistente ativo de estacionamento desde 2009, com o nome de Ford’s Active Park Assist. A marca do oval azul foi uma das primeiras a adotá-lo em carros de volume.
A proposta do sistema é de aliviar os motoristas do estresse de fazer uma baliza. Isso é mais preocupante nos EUA, onde essa manobra paralela é menos comum devido a popularidade dos estacionamentos com vagas perpendiculares.
Esse recurso costuma fazer parte do pacote ADAS, já que reaproveita muitos dos sensores dos assistentes ativos de seguranças. Quando acionado, o carro lê as vagas disponíveis até encontrar uma que caiba o carro.
Com o assistente ativo de estacionamento identificando isso, ele pede que o motorista tire as mãos do volante e engate a ré. O carro fica responsável por comandar o acelerador e o volante, o motorista usa o freio para controlar a velocidade da manobra e alterna entre a marcha à ré e a posição Drive do câmbio.
Alguns sistemas mais avançados também colocam o carro em vagas perpendiculares. Esse recurso é bastante popular entre os chineses, que gostam de ter várias tecnologias em seus carros. Mas, pelo visto, não é popular nos EUA. Vocês, leitores brasileiros, sentem falta do assistente ativo de estacionamento?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Fusion e uso muito. Para carros grandes ajuda muito. Para trocar de carro este é um item relevante.
Pra mim sempre foi tranquilo fazer uma baliza. E como nunca tive um carro com esse sistema, logicamente que não me fará falta.
Meu carro não tem nem direção hidráulica ou elétrica vai ter um trem desses? ha ha ha
Eu tenho o recurso em todos os meus carros e uso cerca de 3 a 5 vezes todos os dias, me economiza muito tempo, consegue estacionar o carro mesmo em vagas super apertadas e que naturalmente seriam incômodas para colocar o carro e sem contar que ele também tira da vaga, muitas vezes já cheguei e outro veículo tinha estacionado depois de mim e deixado colado no meu carro, em uma das situações o cara estacionou encostando no meu carro e deixou assim o carro dele, o sistema conseguiu tirar o carro com dezenas de manobras mas tirou o carro sem bater nenhuma vez em nenhum dos veículos. Então sim, esse recurso fará falta. Os Veículos FORD com o sistema equipado, podem inclusive usar um módulo adicional comprado no EBAY que configura para ele fazer baliza automática sem o condutor acionando pelo celular para o carro estacionar ou sair da vaga, super interessante e útil.