Ford EcoSport sai de linha globalmente com fim da produção na Romênia

Após fechamento de unidades industriais no Brasil e na Índia, fábrica localizada na cidade romena de Craiova era a única que ainda produzia o modelo,

ford ecosport 2018 bege de frente em movimento modelo para o mercado europeu
Fábrica na Romênia é a última a produzir o SUV (Foto: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 15/03/2022 às 09h32
Atualizado em 22/03/2022 às 20h31

O processo de extinção era progressivo e em âmbito mundial: primeiramente, o EcoSport saiu de linha no Brasil, com o fechamento de todas as fábricas da Ford no país. Depois, deixou de ser produzido na Índia, onde a multinacional também fechou unidades industriais. Assim, o SUV sobrevivia apenas na Romênia, de onde era exportado para todo o continente europeu. Mas, agora, a história do modelo chega ao fim também por lá.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o site italiano Quattroruote, a subsidiária local da Ford confirmou que o EcoSport sairá de linha até o fim deste ano na Romênia. Ao contrário do que aconteceu no Brasil e na Índia, porém, fábrica da multinacional naquele país, localizada na cidade de Craiova, permanecerá em atividade: as instalações utilizadas na produção do extinto modelo serão dedicadas ao fornecimento de uma versão elétrica do SUV Puma.

O site destaca que o Ford EcoSport chegou a ter um desempenho comercial razoável no mercado europeu após a reestilização que estreou na gama 2018: naquele ano, ele emplacou 110 mil unidades no velho continente, chegando a contabilizar 120 mil em 2019. Desde então, contudo, as vendas vinham diminuindo paulatinamente.

Ford EcoSport saiu de linha sem deixar sucessor

A Quattroruote aproveita ainda para destacar a história do Ford EcoSport, que sairá de linha após permanecer à venda por 10 anos na Europa: a produção na Romênia, entretanto, começou somente em 2017. Vale lembrar que, por lá, os consumidores conheceram apenas a segunda geração do SUV, que foi a única a ganhar status de projeto global. Por sua vez, a primeira safra só existiu na América do Sul.

A Ford já havia descartado a criação de uma nova geração do EcoSport. No lugar dele, a empresa investe em projetos de veículos de maior valor agregado, como o do próprio Puma. Vale esclarecer que a versão elétrica desse modelo ainda está em desenvolvimento e, assim, não chegará de imediato ao mercado.

Por que a Ford fechou todas as fábrica no Brasil? Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jefferson 19 de março de 2022

Eu tive uma ecosport pensem numa porcaria de carro, todo mês era oficina……..

Avatar
Carlos A. Carmello 16 de março de 2022

Mais uma vez a Ford nos abandona.
E agora? Por quanto tempo teremos manutenção ( peças e serviços)?
Garantido por quem, a Ford ou a Legislação vigente?
A que preço?

Avatar
Ayyy 16 de março de 2022

E agora como fasso pra conpra as pessas do meu Loguns?

Avatar
Cuca Beludo 16 de março de 2022

O Ecosport modelo antigo também existiu na Oceania, com o nome de Ford Maverick

Avatar
Raimundo Donato 16 de março de 2022

Tenho uma Ecosport 1.5 At freestyle. É um excelente carro, tem bom desempenho, anda muito, é econômico, suspensão muito robusta e confortável, já está com 85 mil km e nunca troquei nada de suspensão, até as pastilhas de freio são originais. Única coisa que me desagrada é o porta malas pequeno.

Avatar
Paulo Henrique 16 de março de 2022

É um bom carro. Melhor do que a maioria dos suvs concorrentes que restaram no mercado.

Avatar
XMan 15 de março de 2022

Já vai tarde…

Avatar
Deixe um comentário