Ford Everest: rival do Toyota SW4 é flagrado no Brasil
O SUV com chassi será o próximo produto feito na planta argentina da marca, se destacando no segmento pela tecnologia e pelo motor V6
O SUV com chassi será o próximo produto feito na planta argentina da marca, se destacando no segmento pela tecnologia e pelo motor V6
Desde o lançamento da nova Ford Ranger vem sendo ventilado que o SUV Everest viria em seguida, produzido na mesma planta argentina. A página BF///MS recebeu um flagra do modelo com placas verdes em Salvador (BA).
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Um jornal argentino havia apurado que a produção do utilitário seria iniciada já em 2023, logo após o lançamento da caminhonete. Porém, desde então, muitos tumultos ocorreram na política do país e isso pode ser o motivo do atraso.
Mesmo após ter encerrado as atividades na fábrica de Camaçari, a Ford manteve seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil na Bahia. Por isso, a região é um dos lugares por onde é possível encontrar os carros da marca em testes.
O Ford Everest é o SUV derivado do chassi da Ranger, que virá para incomodar o Toyota SW4, o Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero Dakar. Por ter o mesmo trem de força e interior da picape, já podemos ter uma ideia do nível de tecnologia do modelo.
A unidade flagrada é do modelo topo de linha Platinum, que usa rodas de 21 polegadas. Isso significa que traz itens como câmeras com visão de 360°, pacote ADAS e o motor V6 turbodiesel de 250 cv.
Mecanicamente, as diferenças entre o Ford Everest e a Ranger fica no chassi mais curto e na suspensão traseira. Sai o eixo rígido com feixe de molas e entra um eixo rígido mais sofisticado, com paralelogramo de Watt para o controle transversal da carroceria e molas helicoidais.
As opções de motores são similares aos oferecidos na picape, com o 2.0 diesel nas versões turbo e biturbo, o V6 3.0 e uma opção a gasolina com o 2.3 EcoBoost. Para o Brasil deverá vir apenas o V6 diesel com a caixa automática de 10 marchas.
As capacidades do Everest também são similares, graças a mesma tração 4×4 com caixa de transferência que possui um modo automático. A capacidade de submersão de 80 cm é a mesma da irmã, assim como a de reboque que chega a 3,5 toneladas.
Quando a nova geração da Ranger foi lançada na Autrália, um de seus destaques era a arquitetura permitir uma flexibilidade maior que a anterior. Isso facilita a produção da picape e do SUV na mesma linha de montagem. Ou seja, o Everest pode ser feito na planta da Argentina com mais facilidade.
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