Ford é processada por falha que destrói motor de Mustang, Ranger e Bronco

Ação coletiva acusa a Ford de ignorar falha no motor EcoBoost que pode destruir o motor e comprometer a segurança dos veículos.

logo da ford no paralama de um veiculo
Ação trata dos motores Ford 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 EcoBoost (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 25/06/2025 às 11h00

A Ford atualmente passa por uma ação coletiva devido às constantes falhas no EcoBoost que permitem o vazamento de líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros. O caso, que ocorre nos EUA, vem afetando milhares de proprietários.

A ação era voltada originalmente para os motores 1.5L, 1.6L e 2.0L EcoBoost, presentes em modelos como Ford Escape, Fusion, Edge e Lincoln MKC e MKZ entre os anos de 2013 e 2019. Mas agora também inclui o 2.3L EcoBoost.

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Veículos como os Mustang (2015–2024), Ranger (2019–2024), Explorer (2016–2024), Bronco (2021–2024) e Lincoln Corsair (2020–2022) estão entre os que estão presentes no processo.

ford fusion 2019 br

O problema que é relatado pelos consumidores está relacionado a uma falha de engenharia. O vazamento de líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros do motor pode causar um superaquecimento, levando à perda total do motor.

Apesar de reconhecer a falha ainda em 2020, a Ford adotou apenas soluções paliativas, como a instalação de sensores adicionais de nível de líquido de arrefecimento, ao invés de corrigir a raiz do problema.

Os autores da ação coletiva afirmam que, mesmo após esses “reparos”, os veículos ainda apresentam o mesmo problema, que, se não resolvido, pode gerar risco de incêndios. Toda essa situação, além de frustrante, gera prejuízos financeiros.

Uma ordem técnica de serviço emitida pela Ford em 2020 orientava a substituição do bloco curto e da junta do cabeçote; contudo, a solução não tem sido suficiente para conter as falhas. Entre os pedidos dos usuários estão a substituição completa do motor e o ressarcimento dos valores já gastos em reparos inúteis.

O caso serve para reforçar um debate importante sobre a responsabilidade que as montadoras devem ter em relação à transparência e ao suporte pós-venda. Os donos de veículos com os motores citados na ação estão sendo aconselhados a acompanhar o andamento do processo e procurar assistência caso notem as falhas no sistema de arrefecimento.

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1 Comentário
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Cláudio Cardoso 25 de junho de 2025

A Ford mais um vez sendo a velha e conhecida Ford. Desisti da marca e prometi nunca mais comprar nenhum carro dela, depois de passar pelos transtornos e humilhação por conta do câmbio powershift.

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