Ford Focus morrerá, pela segunda vez, desta vez em 2025

Fora de linha no Brasil, desde 2019, Ford Focus será descontinuado na Europa e coloca em xeque o destino da planta Saarlouis, na Alemanha

ford focus st edition 4
Com vendas em baixa, Focus está com os dias contados no Velho Mundo para dar espaço para modelos eletrificados (Fotos: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/06/2022 às 13h13

O Focus entrou na lista negra da Ford. Quando a marca anunciou que iria aposentar suas linhas de sedãs e hatches nos Estados Unidos, para dar prioridade aos SUVs, não demorou para os efeitos chegar ao Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O Focus foi uma das primeiras vítimas e morreu em 2019, na mesma época em que o Fiesta pendurou as chuteiras. No entanto, foi mantido na Europa, inclusive com uma nova geração, a C519. Agora o cenário mudou.

VEJA TAMBÉM:

O médio vai deixar de ser fabricado na unidade de Saarlouis, na Alemanha, em 2025. E as razões são óbvias: a Ford vai priorizar sua linha eletrificada. Inclusive anunciou que irá implementar sua linha de elétricos na fábrica de Valência, na Espanha e anunciou aporte bilionário na unidade de Colônia, também na Alemanha.

O fim da linha do Focus também coloca em xeque a planta alemã, que tem 6,2 mil funcionários. Executivos apontam que não faz sentido manter a fábrica em funcionamento após o encerramento da produção do médio. Caso feche, também não seria surpresa. Só nos últimos 10 anos, a Ford fechou cinco unidades fabris na Europa.

ford focus st edition 1
Nem mesmo os 280 cv do Focus ST será capaz de salvar o hatch

Focus fora de foco

Apesar de o Focus ser um carro legal e com versões esportivas, bem ariscas, como o ST. É fato que o médio perdeu apelo de vendas. O modelo, que desde 1998 rivalizava com o Volkswagen Golf, tem visto seus números despencaram a cada ano.

Em 2021, o Focus teve apenas 101 mil unidades licenciadas na Europa. Uma queda de 40% em relação a 2020, que já tinha sido fraco devido a pandemia do Covid-19. Uma das justificativas seria a falta de componentes, que impactou as entregas do modelo. Assim, o hatch seguirá o mesmo caminho que o Mondeo. O sedã já deixou de ser produzido no Velho Mundo.

No entanto, o médio terá sobrevida no mercado Chinês. Por lá, onde também é vendido na versão sedã, o Focus passou por atualização recentemente, o que lhe deve garantir mais alguns anos de mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 23 de junho de 2022

Gostava muito da Ford e já tive vários modelos da marca e o Focus foi um deles. Certamente esse carro vai deixar saudades na Europa. Do jeito que as coisas andam, parece que a estratégia da Ford é mergulhar de cabeça nos elétricos e, acredito, que vão apenas montar carros na China, já que é o único lugar do mundo com o custo sde produção menos elevado para produzir veículos elétricos. No fundo, parece que eles querem surfar na mesma onda da Tesla.

Avatar
Deixe um comentário