Frota brasileira de carros é velha? Dos EUA é ainda mais!

Dados apontam que a pandemia do novo coronavirus e outros fatores como os elétricos resultaram no aumento da média de idade dos carros que rodam no pais

Motoristas vão receber dinheiro por não dirigir horário de pico na França
A idade média dos carros que rodam por lá é ainda maior que a brasileira (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 28/05/2024 às 09h02

No Brasil, segundo estudo do Sindipeças-SP, a média de idade da frota brasileira de veículos é de 10 anos e 10 meses, um envelhecimento de 2 anos na última década. Se você acha que temos muitos carros velhos na rua, nos EUA o cenário é ainda pior, com um recorde de 12,6 anos de idade média.

VEJA TAMBÉM:

Os dados são da S&P Global Mobility e o aumento da idade média dos carros nos EUA é atribuído a uma série de fatores, incluindo o impacto contínuo da pandemia, maior consumo de carros novos, preços e relutância do consumidor em mudar para carros elétricos.

É o sétimo ano consecutivo que a idade do carro médio aumenta. Além da idade média dos veículos envelhecer, apenas 35% dos carros em operação se enquadram na categoria de 1 a 5 anos. Para a frota brasileira, a representatividade dessa faixa de idade caiu 4,3%.

Desde 2020, 27 milhões de carros e 26 milhões de caminhões leves foram sucateados nos Estados Unidos. Compare isso com 13 milhões de novos automóveis de passageiros registrados versus um número muito maior de 45 milhões de novos registros de caminhões leves, e há uma tendência clara.

“Os consumidores continuaram a demonstrar preferência por veículos utilitários”, disse Todd Campau, representante da S&P Global Mobility. “As fabricantes ajustaram seu portfólio de acordo, o que continua remodelando a composição da frota de veículos em operação no mercado.”

Entretanto, a adoção de carros elétricos continuou a aumentar nos EUA, com um total de 3,2 milhões destes veículos registrados nas estradas dos EUA em janeiro. Os registos de veículos elétricos em 2023 aumentaram para mais de um milhão pela primeira vez na história, embora a adoção ainda seja mais lenta do que muitos fabricantes previam.

A idade média atual dos carros elétricos nos EUA é de 3,5 anos, mas se a adesão dos consumidores continuar lenta, esse número deverá aumentar, ou seja, a frota de veículos elétricos também envelhecerá.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
adinaldo mundim 19 de setembro de 2024

A idade média dos carros nacionais é muito maior que de 10 anos… não é raro ver carros com 30 anos ou até mais rodando pelas ruas e estradas… tem milhares de caminhões da década de 70 nas estradas brasileiras

Avatar
Deixe um comentário