Garrett, famosa por fabricar turbos, abre pedido de falência
Crise global no setor automotivo e problema envolvendo passivos financeiros fizeram a empresa declarar concordata
Crise global no setor automotivo e problema envolvendo passivos financeiros fizeram a empresa declarar concordata
O ano de 2020 não tem sido fácil para a indústria automobilística. A mais recente empresa do setor a declarar concordata é a Garrett Motion, fabricante de longa data do turbo. Entre suas alegações, a multinacional de origem estadunidense cita a crise global e um imbróglio envolvendo encargos financeiros da Honeywell International.
VEJA TAMBÉM:
Até 2018, a Garrett era controlada pela Honeywell, um conglomerado industrial cujos produtos vão muito além dos turbos. Naquele ano, a primeira tornou-se independente, mas herdou da segunda uma extensa dívida referente a indenizações por contaminação por amianto.
O caso foi parar na justiça: em 2019, a Garrett processou a Honeywell, alegando que a ex-controladora fez uma manobra para descartar os próprios passivos financeiros. O período turbulento foi agravado pela crise global provocada pela pandemia, resultando em mais prejuízos.
Por sua vez, a Honeywell defende-se dizendo que é a ex-integrante que está utilizando o pedido de concordata como subterfúgio para não pagar dívidas legítimas.
Em meio a esse jogo de acusações, surgiu uma possibilidade de a Garrett acelerar o processo de recuperação financeira: a KPS Capital Partners, demonstrou interesse em adquiri-la. Caso se concretize, o negócio está estimado em US$ 2,1 bilhões.
A história da Garrett Motion está bastante ligada à do próprio turbo. Ao longo das décadas, a empresa produziu e forneceu esse tipo de equipamento para diversos fabricantes de veículos. Os primeiros automóveis nacionais equipados com essa tecnologia – o Uno e o Tempra, ambos da Fiat -, inclusive, utilizavam compressores da empresa.
Foto: Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
culpa da Ferrari. Não anda. Se arrasta