Gasolina e Diesel têm menor demanda dos últimos anos após consolidação dos elétricos

Popularização do carro elétrico, somada à baixa de venda de carros 0 km registrada no Reino Unido fez a gasolina e o diesel perderem espaço

Califórnia incentiva conversão de carro a combustão em elétrico
A tendência é que a Índia passe por um cenário semelhante após 2030 (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 31/01/2023 às 10h18
Atualizado em 31/01/2023 às 12h08

Os carros elétricos chegaram com a proposta de reduzir a emissão de CO2, e isso já pode ser sentido em alguns países da Europa, que tiveram uma baixa considerável na venda de combustíveis fóssies.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Especialistas da Bloomberg, Reuters e da Agência Internacional de Energia (AIE) fizeram uma série de estudos e uma das referências foram os dados de 2022 da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e da UK Competition and Markets Authority do Reino Unido. O levantamento mostrou uma queda considerável na venda da gasolina e do diesel e, grande parte disso, é graças à chegada do carro elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Em um momento que o mercado do Reino Unido atingiu baixo nível de vendas de carros de maneira geral, a compra dos elétricos cresceu de forma considerável, fazendo o combustível dos motores a combustão serem ainda menos procurados. Isso fez o Bloomberg descrever o preço dos combustíveis como “mais voláteis da história”. No ano passado, por exemplo, a Europa vendeu mais carros movidos a eletricidade do que a diesel.

Tudo isso ajudou a resultar na pior venda de gasolina e diesel nos últimos anos. Quando se analisa o cenário – excluindo 2020 e 2021 por causa das restrições impostas para combater a Covid-19 –  a gasolina teve a sua pior distribuição desde 1990, enquanto o diesel não ia tão mal assim desde 2015.

Em países asiáticos como a Índia, por exemplo, a tendência é que nos próximos anos aconteça a mesma coisa. Embora nesse país o processo de eletrificação tenha começado consideravelmente mais tarde do que na Europa, empresas como a Tata e a Mahindra já investem pesado para melhorar a estrutura e instalar, até 2030, 22 mil pontos de recarga pelo território indiano.

O otimismo dos especialistas é tanto que, antes, projetava-se um pico de demanda por combustível fóssil apenas em 2040. Hoje, a tendência é que o auge seja alcançado em 2030 e, posteriormente, comece a cair perdendo espaço para os carros elétricos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário