Gelo seco para preservar carro antigo? Colecionador usa em Porsche raro

Porsche 959 é um autêntico pré-série da década de 80; objetivo da medida é conservar ao máximo a originalidade do veículo

porsche 959 pre serie
Modelo é um clássico da marca alemã (foto: YouTube | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 16/02/2021 às 19h07

Preservar um carro antigo da melhor maneira possível é uma preocupação primordial dos colecionadores. Um engenheiro alemão, porém, parece ter superado todos limites: para manter um Porsche 959 ano 1985, os proprietários utilizam jatos de gelo seco para lavar a carroceria. O objetivo é retirar a sujeira sem expor a pintura ou a lataria a danos ou umidade.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Qualquer Porsche 959 já pode ser considerado um clássico, mas o exemplar que recebe esse tratamento com gelo seco é ainda mais especial. Trata-se de uma das seis unidades pré-série do modelo, conhecidas pelo termo alemão Vorserienwagen: isso significa que ele foi construído de modo quase artesanal e serviu de base para os veículos fabricados em escala.

Assista ao vídeo do Porsche 959 Vorserienwagen:

Mas a história do veículo não termina por aí: ele foi dado pela Porsche ao engenheiro-chefe do projeto 959, Helmuth Bott. O profissional ganhou o esportivo de presente quando se aposentou na empresa alemã. Claro, o homem manteve sua máquina em excelente estado nos anos seguintes.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, o Porsche 959 Vorserienwagen está integrado à coleção Brumos. O gerente do acervo, Don Leatherwood, providencia vários “mimos” para o modelo: além dos jatos de gelo seco, ele roda periodicamente em um dinamômetro. Essa medida permite que a mecânica funcione em ambiente controlado: de quebra, o equipamento fornece várias informações sobre o veículo. As informações são do site Carscoops.

Porsche 959 é carro de corrida

O 959 é um dos automóveis mais icônicos da Porsche. O projeto foi desenvolvido para competir no Grupo B de rali: por isso, o projeto incluía motor 2.8 biturbo de 450 cv de potência e tração nas quatro rodas. E o bólido fez bonito nas pistas, vencendo, inclusive, o Rali Paris-Dakar em 1986.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário