Por que o Gol Last Edition dos hermanos é melhor que o do Brasil?
Das 1.000 unidades do Volkswagen Gol Last Edition, 350 serão exportada e terão o velho motor 1.6 EA111 no cofre
Das 1.000 unidades do Volkswagen Gol Last Edition, 350 serão exportada e terão o velho motor 1.6 EA111 no cofre
A longa carreira do Volkswagen Gol chegou ao fim com a Last Edition. Essa edição terá 1.000 unidades produzidas, 650 serão vendidas no Brasil e 350 serão exportadas para outros países latino americanos. Mas você sabia que esse modelos de exportação não são iguais aos que ficarão por aqui?
A decoração e pacote de equipamentos são os mesmos, mas analisando a ficha técnica do modelo colombiano encontramos uma surpresa: o motor 1.6 8 válvulas EA111. O Gol com motor 1.0 é uma exclusividade do Brasil, os modelos de exportação eram enviados com esse motor veterano ou o EA211 1.6 16v aliado ao câmbio automático.
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Como o Gol Last Edition dos nossos vizinhos não são flex, o motor 1.6 gera 100 cv. A versão flex que tivemos até 2021 rendia 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol.
Sabemos que muitos leitores não gostaram de ver o Last Edition vir com motor 1.0, um carro com história tão rica de versões esportivas quanto o Gol poderia se despedir com uma pimenta extra. Mas devido a vigência da norma de emissões Proconve L7, seria necessário fazer homologação dessa nova motorização.
Você deve estar pensando: “a Saveiro usa o 1.6 16 válvulas atendendo a nova norma de emissão!” Sim, ela usa. Mas um dos grandes focos do Proconve L7 é reduzir as emissões evaporativas, isso exige mudanças no tanque de combustível, retirar o tanquinho de partida a frio (nos carros que ainda usavam) e outras mudanças que vão além do propulsor.
E, por causa dessa tecnicalidade legal, o Gol passou seu último ano de Brasil apenas com o motor 1.0 de três cilindros. E se despediu de seu país de origem com menos pressa que a despedida feita lá fora.
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E brincadeira em eles se aproveitam das normas pra reduzir custos e passar pro brasileiro esse tipo de coisa por que sabem que vedem pra muitos
A VW produz o excelente e robusto motor EA211 1.6 16V para a SAVEIRO e curiosamente no POLO e VIRTUS esse motor foi descontinuado, tudo em nome das emissões e do famigerado Proconve, será que a SAVEIRO está “fora” da lei? ou a VW achou melhor enquadrar o POLO em uma categoria “moderna” em que os aspirados excetuando-se os 1.0 MPI, obrigatoriamente deverão ter turbo e injeção direta?