Por que o Gol Last Edition dos hermanos é melhor que o do Brasil?

Das 1.000 unidades do Volkswagen Gol Last Edition, 350 serão exportada e terão o velho motor 1.6 EA111 no cofre

volkswagen gol last edition detalhe emblema roda orbital
O emblema homenageando a roda orbital é comum a todos os países, a diferença fica sob o capô (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/11/2022 às 09h02
Atualizado em 29/06/2023 às 12h07

A longa carreira do Volkswagen Gol chegou ao fim com a Last Edition. Essa edição terá 1.000 unidades produzidas, 650 serão vendidas no Brasil e 350 serão exportadas para outros países latino americanos. Mas você sabia que esse modelos de exportação não são iguais aos que ficarão por aqui?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A decoração e pacote de equipamentos são os mesmos, mas analisando a ficha técnica do modelo colombiano encontramos uma surpresa: o motor 1.6 8 válvulas EA111. O Gol com motor 1.0 é uma exclusividade do Brasil, os modelos de exportação eram enviados com esse motor veterano ou o EA211 1.6 16v aliado ao câmbio automático.

ficha tecnica volkswagen gol last edition colombia
A ficha técnica do site colombiano confirma o que estávamos desconfiando sobre o motor

VEJA TAMBÉM:

Como o Gol Last Edition dos nossos vizinhos não são flex, o motor 1.6 gera 100 cv. A versão flex que tivemos até 2021 rendia 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol.

Sabemos que muitos leitores não gostaram de ver o Last Edition vir com motor 1.0, um carro com história tão rica de versões esportivas quanto o Gol poderia se despedir com uma pimenta extra. Mas devido a vigência da norma de emissões Proconve L7, seria necessário fazer homologação dessa nova motorização.

Você deve estar pensando: “a Saveiro usa o 1.6 16 válvulas atendendo a nova norma de emissão!” Sim, ela usa. Mas um dos grandes focos do Proconve L7 é reduzir as emissões evaporativas, isso exige mudanças no tanque de combustível, retirar o tanquinho de partida a frio (nos carros que ainda usavam) e outras mudanças que vão além do propulsor.

E, por causa dessa tecnicalidade legal, o Gol passou seu último ano de Brasil apenas com o motor 1.0 de três cilindros. E se despediu de seu país de origem com menos pressa que a despedida feita lá fora.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José filho Silva santos 5 de dezembro de 2022

E brincadeira em eles se aproveitam das normas pra reduzir custos e passar pro brasileiro esse tipo de coisa por que sabem que vedem pra muitos

Avatar
BERNADO STVALKSKOG 30 de novembro de 2022

A VW produz o excelente e robusto motor EA211 1.6 16V para a SAVEIRO e curiosamente no POLO e VIRTUS esse motor foi descontinuado, tudo em nome das emissões e do famigerado Proconve, será que a SAVEIRO está “fora” da lei? ou a VW achou melhor enquadrar o POLO em uma categoria “moderna” em que os aspirados excetuando-se os 1.0 MPI, obrigatoriamente deverão ter turbo e injeção direta?

Avatar
Deixe um comentário