Governador do RJ ‘dedurou’ viaturas secretas da PM com propaganda na internet

Ao adquirir unidades para o setor de inteligência da PM do Rio de Janeiro, governador gravou vídeo da entrega que acabou revelando até o Renavam das unidades

Nissan Kicks Claudio Castro
No ano passado, Cláudio Castro fez propaganda de novas viaturas da PM — que deveria ser secretas (Foto: Reprodução)
Por Eduardo Passos
Publicado em 28/10/2025 às 19h00

No ano passado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, gerou polêmica quando supostamente ‘dedurou’ veículos disfarçados adquiridos para a Polícia Militar do estado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os carros seriam utilizados em operações de inteligência, onde viaturas normais representariam risco aos agentes. O segredo, entretanto, foi revelado em propagandas protagonizadas por Castro na internet.

O que aconteceu?

Em setembro de 2024, Cláudio Castro entregou, pessoalmente, 38 viaturas à Secretária de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O governador, porém, optou por divulgar a entrega em diferentes meios de comunicação. Por mais que detalhes como as placas da viaturas tivessem sido omitidos, era explícito o fato de serem unidades em preto, prata e branco do Nissan Kicks de 1ª geração.

“Essa aqui é uma das 38 novas viaturas do governo do estado, da nossa Polícia Militar. Nem parece viatura, né? A ideia é exatamente essa: são 38 carros, sem caracterização alguma, para serem utilizados no trabalho de inteligência”, afirmou Castro em um dos vídeos.

Após a atenção atraída às viaturas, mais dados delas foram divulgados na internet. Com base em dados públicos, encontraram-se informações de placas dos veículos e até número do Renavam dos carros, adquiridos por um total de R$ 4,3 milhões.

As informações estavam públicas, entre outros motivos, porque o governo do Rio não decretou sigilo nos dados, com base na Lei de Acesso à Informação.

Após a repercussão negativa, Castro minimizou o incidente dizendo que placas são trocadas quando os carros entram em serviço e que aqueles 38 não chegavam a 10% da frota descaracterizada prevista; portanto. Seria “agulha no palheiro”, na visão do chefe do Executivo.

A PM também afirmou que há diferentes marcas, modelos e cores em seu setor de inteligência e que a divulgação “não comprometia a estratégia”. Mesmo assim, o vídeo não consta mais nas redes sociais de Cláudio Castro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário