Depois de reclamação do governo, SUV da Alfa Romeo troca de nome
De acordo com a lei italiana, apenas produtos feitos no país podem sem batizados com nomes que os ligam aos seus locais de origem
De acordo com a lei italiana, apenas produtos feitos no país podem sem batizados com nomes que os ligam aos seus locais de origem
Após uma reclamação do governo italiano, a Alfa Romeo resolveu trocar o nome do seu novo SUV: antes batizado de Milano, agora ele se chamará Junior. O nome anterior havia sido escolhido por votação para prestar homenagem à cidade onde a história da marca começou em 1910.
“Apesar de a Alfa Romeo acreditar que o nome cumpria todos os requisitos legais e que existem questões muito mais importantes do que o nome de um novo automóvel, a Alfa Romeo decidiu alterá-lo de ‘Milano’ para ‘Alfa Romeo Junior’ no espírito de promover a compreensão mútua”, informou a montadora por meio de um comunicado.
VEJA TAMBÉM:
O problema começou, pois o SUV Alfa Romeo, até então batizado de Milano, é produzido em uma planta da Stellantis na Polônia. E foi aí que o caldo azedou, já que as autoridades italianas afirmam que o o Milano fere a lei do Parlamento Europeu de 24 de dezembro de 2003 (Regulamentação nacional de rotulagem de origem na Itália), que regula as denominações de origem, que segue a mesma exigência do queijo parmesão. Um queijo Parmigiano-Reggiano só pode ter esse nome se for feito nos arredores de Parma.
E a lei diz que: “tanto as mercadorias importadas como as exportadas são ilegais se apresentarem rotulagem de origem falsa ou enganosa.” E com base no texto que as autoridades italianas estão questionando o fato de o carro ter um nome que denomina a região milanesa, mas feito na Polônia, igual às receitas que copiam queijos e vinhos.
As autoridades ainda alegam que a Stellantis estaria enganando os consumidores. No entanto, as bravatas tratam mais de um descontentamento com a produção fora da Itália, que se traduz em menor arrecadação tributária.
Em defesa da decisão, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que a produção do Junior na Polônia é boa para os poloneses, para os consumidores e para a economia europeia. Segundo o executivo patrício, caso o carro fosse montado na Itália, como os demais modelos da marca, seu preço final seria 25% mais caro.
O preço inicial do Milano deve girar em torno de 30 mil euros (R$ 162 mil em uma cotação direta), feito pelos polacos. Montado em Cassino, ele não custaria menos de 40 mil euros (R$ 216 mil).
O Alfa Romeo Junior é um SUV da marca italiana construído sobre a plataforma CMP, desenvolvida pelos franceses da PSA Peugeot-Citröen, e que passou a ser compartilhada pelas montadoras do grupo Stellantis. Ela é empregada no Peugeot 2008, Jeep Avenger e Fiat 600e e, no SUV milanês (ou polonês) tem oções de motorização elétrica de 240 cv ou conjunto híbrido de 156 cv.
Após o sucesso do Giulia e da sua versão coupé Giulia Sprint GT, concebida por Giugiaro para a Bertone, a Alfa Romeo passou a ter como objetivo atrair um público mais jovem e mais recente, ávido de um automóvel brilhante e exclusivo, sem custos excessivos de aquisição e de operação.
A 26 de setembro de 1966, o GT 1300 Junior foi apresentado em Balocco e, apesar da ausência do nome “Giulia”, tornou-se o líder de uma nova geração Alfa Romeo. De facto, as versões semelhantes da gama Spider seriam também identificadas com a referência Junior.
A principal variante mecânica é a adoção do motor de 1290 cc e dupla árvore de cames à cabeça, que – graças à fonte de alimentação única e à nova regulação das válvulas – debita 89 cv para uma velocidade máxima superior a 170 km/h, apenas ligeiramente inferior à do 1600, bem como o facto de poder proporcionar prestações e prazer de condução mais elevados. A carroçaria também foi atualizada com um acabamento dedicado e mais jovem.
Com vendas superiores a 92.000 unidades, o GT 1300 Junior tornou-se, rapidamente, no modelo mais vendido da gama e um verdadeiro símbolo de status da sua época.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |