Greve nos EUA: funcionários da GM, Ford e Stellantis têm apoio do sindicato

Os trabalhadores das fábricas reivindicam melhores salários, além de benefícios e direitos mais justos em relação ao lucro das montadoras

greve
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 29/08/2023 às 10h43
Atualizado em 18/09/2023 às 11h21

O sindicato United Auto Workers (UAW) aprovou a greve dos cerca de 150 mil trabalhadores das Big Three (Três Grandes) sediadas em Detroit, nos Estados Unidos da América. Essas gigantes mundiais também estão entre as mais populares também no Brasil, sendo elas General Motors – dona da Chevrolet -, Ford e Stellantis.

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  • Os objetivos desta greve nos Estados Unidos tem como ponto principal a reivindicação de melhores salários. Além disso, o sindicato insiste na redução da jornada de trabalho de 40h para 32h semanais, na revisão do mecanismo das pensões , no aumento das férias, e outros.
  • Segundo o presidente recém-eleito do UAW, Shawn Fain, afirma que os lucros obtidos pelas fabricantes nos últimos dez anos nos Estados Unidos foram de US$ 250 bilhões, sendo US$ 21 bilhões somente nos primeiros seis meses de 2023.

Os integrantes de nosso sindicato estão claramente fartos de viver de salário em salário, enquanto a elite corporativa e a classe bilionária continuam a se dar bem como bandidos. Enquanto os executivos e acionistas das Três Grandes enriqueceram, os associados do UAW ficaram para trás. Nossa mensagem para as Três Grandes é simples: lucros recordes significam contratos recordes”, apontou Fain em comunicado.

A UAW pleiteia que a remuneração dos metalúrgicos seja elevada em torno de 40% ao longo dos próximos quatro anos. Hoje os rendimentos por hora trabalhadas partem de US$ 18 e chegam a US$ 32. Pede também que as companhias voltem a oferecer subsídio que proteja os metalúrgicos da inflação ao auxiliar no enfrentamento do custo de vida, pensões tradicionais que reforcem a aposentadoria e cobertura de saúde dos aposentados.

O UAW diz que negocia “uma transição justa”. Os contratos de trabalho da GM, que emprega cerca de 46 mil trabalhadores, Ford, com 59 mil empregados, e Stellantis, com 44 mil funcionários, expiram em 14 de setembro.

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