Guia Michelin: porque marca de pneus avalia restaurantes?
A Michelin é mundialmente famos por ser fornecedora de pneus, mas também está fortemente ligada à avaliações gastronômicas; Entenda o motivo:
A Michelin é mundialmente famos por ser fornecedora de pneus, mas também está fortemente ligada à avaliações gastronômicas; Entenda o motivo:
A francesa Michelin é uma marca mundialmente conhecida por fabricar pneus, mas seu nome também está ligado à gastronomia. Hoje, a empresa é uma das mais conceituadas em avaliação de restaurantes de alta gastronomia ao redor do globo e os estabelecimentos considerados “dignos” recebem a gloriosa Estrela Michelin.
A primeira vista, é estranho pensar que uma fornecedora de pneus tenha alguma especialização no ramo culinário. Mas essa tradição da Michelin começou no ínicio do século 20, e está mais ligada com o setor automotivo do que você imagina.
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Na verdade, tudo começou com o Guia Michelin, que foi idealizado pelos irmãos André e Édouard Michelin após a criação da marca de pneus. O objetivo do manual era auxiliar as pessoas que faziam viagens de carro na França no século 20.
Por meio desse guia, os irmãos viram uma forma de ajudar o motorista e, ao mesmo tempo, propagar a sua marca. Dessa forma, foi produzido o “Guia Vermelho”, que tinha mais de 400 páginas e inúmeras informações práticas sobre veículos. O material fez sucesso entre os condutores e dúvidas sobre “onde abastecer”, “onde encontrar bons hotéis na estrada” e “onde comer” começaram a se tornar corriqueiras.
A partir daí a Michelin começou a avaliar os restaurantes e hotéis que indicavam, e a marca começou a ficar conceituada nesse ramo.
Ademais, à medida que outras empresas de pneus se tornaram potenciais concorrentes, a Michelin se vinculou a um movimento nacionalista francês, que incentivava a população de Paris a comer em restaurantes pelo país. Isso também ajudou a França, que ficou conhecida como a capital da comida boa.
Ainda hoje, o guia ainda se concentra na Europa Ocidental e mede outros restaurantes em relação à alta gastronomia europeia. A Michelin é responsável por evidenciar novas tendências e reconhecer chefs e estabelecimentos que sonham em conquistar fama internacional.
Ao todo, são visitados mais de 45 mil estabelecimentos pelo mundo e está presente em 28 países.
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Pensei que tinha sido porque entraram em um restaurante francês e comeram um bife á cavalo que parecia borrachudo igual um pneu!