Pneu sem ar é desenvolvido pela Michelin

Fabricante aprimorou antigo projeto para adapta-lo aos carros de passeio e rodovias - veja teste da invenção em vídeo

Por AutoPapo14/06/19 às 08h00

A Michelin desenvolveu um pneu sem ar que pode ser utilizado em carros de passeio. Batizado de Uptis, a invenção faz uso de materiais avançados e tem estrutura curiosa. Veja, no vídeo abaixo, a engenhoca sendo testada em um Bolt, da Chevrolet, parceira da fabricante de pneus no desenvolvimento do projeto.

Entre os benefícios da novidade, estão a impossibilidade de furo, a dispensa da necessidade de calibrar os pneus e, consequentemente, a redução no número de componentes jogados no lixo. De acordo com a Michelin, 12% dos pneus são perdidos devido a explosões, e 8% devido a uso irregular e pressão inadequada. O número de pneus descartados anualmente, no mundo, seria de 1 bilhão.

pneu sem ar michelin

Pneu sem ar é uma evolução de projeto anterior

Só de pensar em não ter que ficar vigiando a calibragem, a ideia do pneu sem ar já parece boa – e ela não é novidade. A Michelin já havia criado um pneu semelhante no passado, o Tweel. A diferença é que ele era adequado apenas para máquinas.

Agora, a fabricante desenvolveu uma versão que também serve para carros de passeio. No vídeo abaixo, você pode ver o Tweel sendo testado e comparado a outros dois tipos de pneus.

Um deles é o velho conhecido pneumático, cheio de ar. O segundo é feito de borracha sólida, uma solução que já era aplicada, mas que deixava os veículos desconfortáveis de dirigir e com desgaste acentuado devido à rigidez.

Assim como o Uptis, o Tweel tem uma estrutura que busca  deixar o componente macio o suficiente para ser maleável e adaptável ao terreno. No caso do mais recente pneu sem ar, para carros, a Michelin também buscou um design que fosse capaz de sustentar o peso de um carro, ao mesmo tempo em que oferecesse aderência e durabilidade suficientes para a estrada.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Anderson Valente 8 de julho de 2019

    Como será que esse pneu é preso à roda do veículo?
    É interessante… será que algum dia chega aqui?

  • Avatar
    Ezequiel 26 de junho de 2019

    Como faço para comprar

Avatar
Deixe um comentário