HB20S é o sedan compacto que menos desvaloriza no mercado
Pesquisa aponta que embora o modelo sul-coreano não seja o mais vendido é o que melhor mantém seu preço para revenda
Pesquisa aponta que embora o modelo sul-coreano não seja o mais vendido é o que melhor mantém seu preço para revenda
Uma pesquisa feita pela Mobiauto avaliou o comportamento do setor de sedans compactos no cenário do mercado brasileiro. Na comparação, quem mais se destacou foi o Hyundai HB20S, sendo o modelo de usado que mais valoriza no segmento. O sul-coreano é seguido pelo Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
VEJA TAMBÉM:
Na pesquisa, a Mobiauto verificou as melhores opções de modelos sob o ponto de vista da variação de preços. Ela apurou cotações dos nove principais modelos do mercado nacional (Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Honda City, Hyundai HB20S, Nissan Versa, Renault Logan, Toyota Yaris Sedan, VW Virtus e VW Voyage), nos anos/modelos 2021 e 2022. Somando-se as versões de todos eles, a pesquisa analisou preços de 62 veículos, sempre comparando cotações de setembro de 2022 versus o mesmo mês deste ano.
Como resultado, o melhor desempenho foi do Hyundai HB20S, que repete a façanha da pesquisa anterior, em julho de 2022, quando a Mobiauto apontou o modelo três volumes do HB20 como o seminovo mais valorizado do país. Curiosamente, o HB20S é somente o terceiro sedã compacto mais vendido do país como zero km, atrás de Onix Plus e Fiat Cronos.
De toda a pesquisa, o HB20S Vision 1.0 2021 aparece na ponta da tabela, com alta de 8,87%. Mas ele foi além: das dez versões que tiveram o melhor comportamento na pesquisa, ele reaparece na quinta posição (Evolution 1.0 2021, com 1,27% de valorização no período) e na sétima (Vision 1.6 AT 2021, que registrou 1,08% de depreciação).
“É um segmento que possui compradores diversificados, que se renovam com frequência. Você tanto pode ter aquele consumidor que efetivamente gosta de sedã e é fiel como a família jovem que ainda não consegue alcançar um SUV, sai do hatch e opta pelo porta-malas de maior capacidade do sedã compacto”, explica o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Sant Clair ainda ressalta que, apesar dessa flutuação de compradores de sedans compactos, que ofereceria hipoteticamente oportunidades a “novos entrantes”, não é o que ocorre na prática. “Todos os modelos são velhos conhecidos. Há anos não chega um novo competidor”, diz.
Os modelos que seguem o HB20S na lista dos sedans compactos são: Virtus Highline 200 TSI, Onix Plus 1.0 Turbo AT e Cronos 1.3. Aliás, esses três modelos, além dos dois HB20S já citados, foram os únicos que registraram valorização de setembro do ano passado até agora.
A pesquisa ainda explica que não é coincidência que o Top 10 de sedãs compactos seja unanimemente composto por modelos 2021. O 10 melhores custam por volta de R$ 80 mil e essa lógica se inverte entre os dez piores, quando irão aparecer praticamente só modelos 2022.
Os sedãs compactos de menor valor, apesar de terem somente um ano de uso, perdem mais preço por dois motivos: eles partiram de preços como zero km no período pós-pandemia em que haviam sido fortemente reajustados e, ao se transformarem em seminovos, sofrem com a desvalorização mais alta. Além disso, eles enfrentam a concorrência dos hatches mais equipados. E há outro agravante: repare que eles sofrem a influência de três versões do VW Voyage, que saiu de linha e puxa ainda mais para baixo essa média”, diz Sant Clair.
De janeiro a setembro de 2023, os sedãs compactos foram responsáveis por 10,6% das vendas globais de automóveis e comerciais leves (1,53 milhão de unidades) no país. Entre os seminovos, eles parecem ainda cumprir aquele nicho de mercado de quem consegue dar um passo além dos hatches e não alcança os SUVs.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |