Não é só no Brasil, Honda Fit usado está supervalorizado até nos EUA
Norte-americanos sentem falta de um carro compacto de qualidade, isso valorizou o modelo japonês que foi ofertado por lá até 2020
Norte-americanos sentem falta de um carro compacto de qualidade, isso valorizou o modelo japonês que foi ofertado por lá até 2020
O Honda Fit saiu de linha deixando uma legião de fãs, que migraram para os modelos usados e isso os mantém valorizados. O mesmo efeito ocorreu nos EUA, o compacto deixou de ser oferecido por lá em dezembro de 2020 e não possui sucessor.
De acordo com o portal Jalopnik, as unidades da terceira geração podem ser encontrados pelo mesmo preço que era praticado quando novos. Os preços rondam entre US$ 17 e 20 mil (entre cerca de R$ 90 e R$ 107 mil em conversão direta), com unidades menos rodadas podendo bater US$ 27 mil (R$ 144,4 mil).
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Ao contrário do Brasil, a Honda dos EUA não oferece o City ou o HR-V global como sucessor indireto. O ZR-V vendido aqui é vendido como HR-V por lá e atua como novo carro de entrada junto do Civic.
O mercado norte-americano ficou órfão de carros compactos de qualidade após a aposentadoria do Fit, do Mazda 2 e do Ford Fiesta. As opções restantes são modelos de baixo custo defasados, como o Mitsubishi Mirage, ou SUVs.
Ainda existem alguns sedãs e SUVs compactos por lá, como os Kia Rio e Seltos, Nissan Versa e Kicks, Hyundai venue e Chevrolet Trax. Porém esses veículos possuem porte maior e são menos práticos que o Honda Fit.
A Honda lançou o Fit no Japão em 2001 com a promessa de ser um carro global. Ele rapidamente chegou a outros países da Ásia e da Europa. No continente americano estreou em 2003, com a produção no Brasil abastecendo países latinos.
O compacto espaçoso chegou aos EUA bem mais tarde, apenas em 2006. Ele recebeu mudanças para atender a legislação local, como os para-choques maiores, e trocou a caixa CVT por uma automática convencional de cinco marchas.
Esses para-choques maiores são a principal forma de diferenciar o Fit vendido nos EUA do modelo global. Na segunda e na terceira geração é mais perceptível isso, já que a tampa do porta-malas não fica rente como no modelo que conhecemos. Isso no Brasil acabaria com as piadas de Fit batido.
O Honda Fit de terceira geração vendido nos EUA deixou de vir do Japão para ser feito no México ao lado do HR-V. O motor usado por lá já era o com injeção direta, que estreou no Brasil com o City atual em 2021.
Apesar de ter um público fiel, o Fit foi prejudicado pelo irmão HR-V. O SUV mantinha boa parte dos predicados, como o espaço interno e os bancos modulares, e ainda trazia o benefício de um motor mais potente.
A Honda dos EUA não possui planos de voltar a vender o Fit ou o HR-V global por lá. Enquanto isso, quem ainda quiser o compacto terá que lidar com os preços elevados dos usados. Assim como os brasileiros.
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Conheço que mora na Irlanda e tem um de 2015