Hyundai cria mini SUV comandado por ‘controle adaptativo de emoções’
Tecnologia é capaz de alterar a iluminação, a temperatura, a música e até o cheiro a bordo, de acordo com as emoções do motorista
Tecnologia é capaz de alterar a iluminação, a temperatura, a música e até o cheiro a bordo, de acordo com as emoções do motorista
Um novo mini SUV com propulsão elétrica não parece uma novidade tão grande assim, certo? Mas um protótipo da Hyundai com essas características traz um diferencial que, pelo menos até o momento, é único. O veículo é equipado com um ‘controle adaptativo de emoções’: trata-se de uma tecnologia baseada em inteligência artificial. O “detalhe” é que o modelo foi desenvolvido para crianças em tratamento médico.
Para mostrar como o ‘controle adaptativo de emoções’ funciona, a Hyundai veiculou um vídeo no YouTube, com a tecnologia sendo usada por pacientes do Hospital Infantil SJD Barcelona, na Espanha.
Assista ao vídeo com a tecnologia em ação:
O sistema é capaz de alterar, por exemplo, a iluminação, a temperatura, a música e até o cheiro de acordo com as expressões faciais e as frequências cardíaca e respiratória dos ocupantes. De acordo com a Hyundai, o mecanismo consegue fazer com que os jovens sintam-se mais preparados emocionalmente para iniciar o tratamento.
VEJA TAMBÉM:
O equipamento interage com a jovem ‘motorista’ por meio de cinco tecnologias principais. A primeira delas é o sistema de reconhecimento de emoção facial, que usa uma câmera na frente do assento para identificar expressões em tempo real. A segunda, um cinto de exercícios respiratórios, envolve o corpo e exerce uma pressão suave com bolsas de ar, que ajuda a aliviar a ansiedade e permite uma respiração mais estável.
Enquanto isso, o acelerômetro mede a frequência cardíaca e a frequência respiratória. A iluminação adaptativa pode alternar as cores verde, amarela ou vermelha, de acordo com o estado emocional da criança. O sistema pulveriza diferentes fragrâncias, em sincronismo com a respiração. O veículo até sopra bolhas para celebrar o progresso no tratamento.
Além de fornecer suporte emocional para os jovens pacientes, a Hyundai espera que a tecnologia também auxilie o trabalho da equipe médica do hospital, informando-os sobre o estado emocional dos jovens pacientes. O veículo foi doado ao Hospital Infantil SJD Barcelona.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |