Mobileye: de olho no motorista distraído

Estamos a décadas do veículo autônomo, mas já podemos usar sua tecnologia para reduzir acidentes de trânsito

mobileye 8 2
Por Boris Feldman
Publicado em 20/07/2019 às 09h00

Carro autônomo? Pode ser, mas o Brasil está lá atrás na fila de países aptos a recebê-lo. Aliás, numa lista elaborada pela KPMG, empresa de consultoria, ele se classificou em 17º lugar em 2017. E baixou para 25º país em 2018.  Piorou ao invés de melhorar!

Entrevistei Ernesto Pesochinsky, da Mobileye, empresa israelense que lidera o desenvolvimento mundial de tecnologia para sistemas de assistência ao motorista e direção autônoma.

Ele divide a tecnologia do carro autônomo em três pilares:

  1. Equipamentos como sensores, câmeras e radares que situam o carro,  “enxergam” o caminho à frente e em sua periferia;
  2. Os mapas e a sinalização física de ruas e estradas;
  3. A inteligência artificial, que toma decisões como um ser humano.

O primeiro deles, de situar um automóvel não é complicado: sistemas como Waze ou outros GPS são capazes de localizá-lo geograficamente. Entretanto, o nível de precisão exigido pela direção autônoma é muito mais rigoroso e não admite a mesma tolerância do Waze, por exemplo.

Nenhum problema nem perigo de acidente se o Waze identifica a posição de um carro com erro de um metro. Mas, no caso dos sistemas desenvolvidos para a autonomia veicular, a tolerância é de 10 cm no máximo. Dois carros numa mesma rua em sentido inverso poderiam se chocar frontalmente ao se cruzarem se estiverem ambos deslocados um metro para o mesmo lado em relação à sua posição ideal.

O segundo pilar exige não somente mapas detalhados de todas as cidades e estradas de cada país, mas também uma perfeita sinalização horizontal e vertical. A primeira é, por exemplo, a pintura de faixas muito bem definidas nas estradas para orientar corretamente os sensores.  A vertical é que indica, por exemplo, a velocidade máxima permitida ou a existência de obstáculos à frente.

O terceiro pilar é o “cérebro” do carro autônomo, responsável por acionar seus comandos, repetindo exatamente (e com maior precisão) as atitudes tomadas pelo motorista ao volante. É o sistema mais complexo tecnologicamente e a quem cabe decisões simples como virar o volante numa curva ou complicada de perceber se uma pessoa parada numa esquina vai (ou não) atravessar a rua.

Carro autônomo nas ruas: desafios

carro autonomo painel shutterstock

Apesar dos bilhões de dólares investidos no desenvolvimento desta tecnologia, sua adoção ainda enfrenta questões cruciais. Ernesto cita os acidentes:  “Só no Brasil morrem hoje, no mínimo, 50 mil pessoas por ano em acidentes com automóveis. Mas quantos seriam aceitos com os veículos autônomos?”

E, também, o perigo de ataque dos hackers, pois os autônomos são conectados à internet. E também a responsabilidade dos eventuais acidentes: de quem fabrica o carro ou dos responsáveis pelos equipamentos de assistência à direção? E o desemprego gerado pelos autônomos?

Preocupações ainda distantes da nossa realidade pois, segundo Ernesto, nossa malha rodoviária é precária, com poucas exceções. Seu ponto mais crítico é a sinalização quase inexistente, tanto a horizontal como a vertical. Mas ele enfatiza que a Mobileye desenvolve equipamentos essenciais para a segurança veicular e que já estão presentes em diversos modelos que rodam no Brasil, nacionais e importados.

Claro que a autonomia veicular é seu principal produto mas ela oferece também dispositivos avulsos para equipar o veículo na linha de montagem ou depois dela. O campeão de vendas é o que alerta o motorista para um choque iminente quando o carro se aproxima perigosamente de outro que vai à frente. Ou do pedestre cruzando a pista. Tem também o que aciona o alarme para o motorista distraído (ou sonolento) se o carro estiver invadindo outra faixa (na mesma pista) ou, pior ainda, se desviar para pista contrária.

Alguns destes sistemas são tão importantes para a segurança veicular que já foram tornados obrigatórios em outros países. Mas no Brasil, infelizmente, a preocupação atual é eliminar radares, aumentar a tolerância de pontos no prontuário e desconsiderar as multas pela falta de cadeirinhas.

Entenda o funcionamento do Mobileye 8

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deluca 21 de julho de 2019

Toda essa baboseira requentada pra fazer uma crítica ao governo no final? Se bilhões não tivessem sido roubados poderíamos investir no que interessa.

Avatar
Deixe um comentário