Hyundai encerra o desenvolvimento de motores à combustão

O grupo Hyundai fechou o centro de desenvolvimento de motores à combustão, inaugurado em 1983, para focar no futuro elétrico

hyundai ioniq 5 bege dianteira em movimento
O elétrico Ioniq 5 é o guia para o futuro da marca (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/12/2021 às 13h21

Você gosta do motor 1.0 turbo do Hyundai HB20? Já experimentou o potente V6 biturbo do Kia Stinger? E a suavidade dos V6 aspirados usados no Azera e Santa Fé? Se aprecia esses motores, é bom aproveitá-los, pois nessa quarta (29) foi confirmado o fim definitivo do desenvolvimentos de motores à combustão do grupo Hyundai.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Essa informação foi levantada por duas fontes sul-coreanas: o Business Korea e o The Korea Economic Daily. Segundo as publicações, o centro de desenvolvimento de powertrain à combustão interna foi encerrado, direcionando a equipe para trabalhar com propulsão elétrica.

kia ev6 cinza em movimento cidade
No lado Kia do grupo Hyundai, o EV6 é o elétrico que mostra o futuro da marca (Foto: Kia | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Hyundai vai investir em elétricos e semicondutores

Essa foi uma grande reorganização das pesquisas de pesquisa e desenvolvimento, o Business Korea diz que o ato foi realizado no dia 17 de dezembro. O foco da Hyundai será os elétricos à bateria, não foram citadas fontes alternativas como células de combustível — tecnologia usada em uma versão do SUV Nexo.

A mudança de foco não serviu apenas para aumentar as pesquisas em elétricos, o The Korea Economic Daily diz que parte dos funcionários foram para a área de semicondutores. Devido a atual crise, o grupo Hyundai decidiu por investir em produzir seus próprios semicondutores e não depender mais de fornecedores externos.

Fechado após 30 anos do primeiro motor da marca

hyundai accent 3 door cofre do motor
O motor Alpha foi o primeiro desenvolvido pela marca (Foto: Hyundai | Divulgação)

O centro de desenvolvimento de motores foi estabelecido em 1983 para tornar a Hyundai mais independente. Na época ela usava motores da Mitsubishi, algo que continuou em alguns modelos até o início dos anos 2000.

O primeiro motor de projeto próprio da Hyundai foi o Alpha, apresentado em 1991 e feito até 2011. Esse quatro cilindros foi feito com deslocamento entre 1,3 e 1,6 litros, em versões de comando simples com três válvulas por cilindro ou comando duplo com quatro válvulas por cilindro.

Carros vendidos no Brasil como o Hyundai Accent, Scoupe, Elantra e a primeira geração do Kia Cerato foram equipados com esse propulsor. Esse foi apenas o começo, até então o centro de desenvolvimento de motores da Hyundai fez de tudo: desde pequenos três cilindros à diesel a um grande V8 à gasolina. Passando até por motores de caminhão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário