Hyundai encerra o desenvolvimento de motores à combustão
O grupo Hyundai fechou o centro de desenvolvimento de motores à combustão, inaugurado em 1983, para focar no futuro elétrico
O grupo Hyundai fechou o centro de desenvolvimento de motores à combustão, inaugurado em 1983, para focar no futuro elétrico
Você gosta do motor 1.0 turbo do Hyundai HB20? Já experimentou o potente V6 biturbo do Kia Stinger? E a suavidade dos V6 aspirados usados no Azera e Santa Fé? Se aprecia esses motores, é bom aproveitá-los, pois nessa quarta (29) foi confirmado o fim definitivo do desenvolvimentos de motores à combustão do grupo Hyundai.
Essa informação foi levantada por duas fontes sul-coreanas: o Business Korea e o The Korea Economic Daily. Segundo as publicações, o centro de desenvolvimento de powertrain à combustão interna foi encerrado, direcionando a equipe para trabalhar com propulsão elétrica.
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Essa foi uma grande reorganização das pesquisas de pesquisa e desenvolvimento, o Business Korea diz que o ato foi realizado no dia 17 de dezembro. O foco da Hyundai será os elétricos à bateria, não foram citadas fontes alternativas como células de combustível — tecnologia usada em uma versão do SUV Nexo.
A mudança de foco não serviu apenas para aumentar as pesquisas em elétricos, o The Korea Economic Daily diz que parte dos funcionários foram para a área de semicondutores. Devido a atual crise, o grupo Hyundai decidiu por investir em produzir seus próprios semicondutores e não depender mais de fornecedores externos.
O centro de desenvolvimento de motores foi estabelecido em 1983 para tornar a Hyundai mais independente. Na época ela usava motores da Mitsubishi, algo que continuou em alguns modelos até o início dos anos 2000.
O primeiro motor de projeto próprio da Hyundai foi o Alpha, apresentado em 1991 e feito até 2011. Esse quatro cilindros foi feito com deslocamento entre 1,3 e 1,6 litros, em versões de comando simples com três válvulas por cilindro ou comando duplo com quatro válvulas por cilindro.
Carros vendidos no Brasil como o Hyundai Accent, Scoupe, Elantra e a primeira geração do Kia Cerato foram equipados com esse propulsor. Esse foi apenas o começo, até então o centro de desenvolvimento de motores da Hyundai fez de tudo: desde pequenos três cilindros à diesel a um grande V8 à gasolina. Passando até por motores de caminhão.
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