Novo HB20 2023: Fotos oficiais confirmam plástica corretiva
Depois de fotos do HB20 2023 reestilizado terem vazado nas redes sociais, Hyundai divulga primeiras imagens oficiais do compacto
Depois de fotos do HB20 2023 reestilizado terem vazado nas redes sociais, Hyundai divulga primeiras imagens oficiais do compacto
Quando a Hyundai lançou o HB20, em 2012, ela deu um tiro certeiro. O compacto tinha sido desenvolvido após o Volkswagen Gol ter sido literalmente dissecado na matriz da marca sul-coreana. Suspensão bem ajustada para o “padrão” brasileiro e dois motores bem resolvidos garantiriam uma boa aceitação do novato.
VEJA TAMBEM:
No entanto, seu design era um fator extra. O carrinho era lindo. Depois da primeira reestilização, ele ficou ainda mais bacaninha. Em 2019 veio a segunda geração. E como já cantava Chico Buarque: “Aí a notícia carece de exatidão”.
Isso porque a segunda geração do HB20 gerou surpresa e espanto. A marca adotou uma linguagem de estilo que já tinha sido aplicada no exterior. O estilo “exótico” gerou milhares de memes e reações pelas redes sociais: bagre, clone do Ka, foram algumas das associações da carranca pouco convencional do compacto.
só eu q acho o novo HB20 parecido com um bagre?
ps: ñ é uma crítica donos de hb20, eu gosto de bagres pic.twitter.com/SUFSkreTxR— Liu (@LiuLive) July 30, 2021
Mas fato é que o desenho estranho não espantou o consumidor. Nos anos de 2020 e 2021, o HB20 licenciou exatas 86,5 mil unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, foi o vice-líder geral de vendas nos dois períodos. Ou seja, manteve seu desempenho. Afinal o sul-coreano sempre foi o eterno vice do Onix e hoje segue a Strada. Este ano não tem sido diferente, o HB20, segue na segunda colocação, com quase 35 mil unidades emplacadas de janeiro a maio. É o carro de passeio mais vendido do mercado.
Mesmo assim, a Hyundai viu já era de mudar e lançará na próxima terça-feira (5), a linha 2023 reestilizada. As fotos vazaram na rede, como o leitor pode conferir aqui no AutoPapo.
Como é de praxe em reestilizações, a fabricante mexeu apenas nas extremidades do carro. O HB20 ganhou novos faróis, grade do radiador, capô, para-choques e lanternas.
O desenho triangular das lentes deu lugar a refletores com quatro pontos. que remetem à primeira geração. A grade também segue a mesma lógica. Já o para-choque conta com elemento trapezoidal, como no Volkswagen Polo. O resultado agradou.
Na lateral nada mudou. E aí que surgem as controvérsias. Os elementos retilíneos do conjunto ótico não conversam com os elementos curvos da lateral, principalmente nas formas da área envidraçada, que tem como ponto focal a moldura na coluna C.
Na traseira, a intervenção também ficou estranha. Ela segue a tendência de alguns dos modelos da marca lá fora. O uso de peça inteiriça na iluminação traseira voltou a ser utilizado por várias marcas, como Audi, Porsche, Mercedes-Benz e Volks e a própria Hyundai. O problema é que geralente esse tipo de lanterna direciona o olhar.
No 911 ela direcionava o formato de gota da carroceria. Já no VW ID.5, a lanterna “levanta” a traseira do carro. No HB20 2023 ela faz o contrário. Isso porque redesenhar a tampa do porta-malas demandaria um novo para-brisas, ajustes de estamparia e demais gastos. Foi um remendo parecido com o que a Renault fez com o Sandero.
Será que com o desenho novo o HB20 finalmente deixará de ser o super-vice?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carro bom, agradável de dirigir não fica em mecânica igual a outras marcas, design deixa a desejar mas o que é um design frente a tantas qualidades não é!!
O MODELO DO HB20S 2018 SEDÃ É O MAI BONITO DE TODOS !SE FICASSE MAIS FINOS OS FARÓIS TRASEIROS, ERA UM SHOW!!!
Esses carros são bons não são muito beberrão o problema o seguro deles não muito caro
I20 para a Europa e HB20 para o terceiro mundo. Cada mundo tem o Hyundai que merece.
Caro que estamos falando de uma reestilizaçao, em que buscaram alinhar o visual com o I20 e mexer com o que foi criticado. Não daria pra esperar demais do design por se tratar de uma atualização. Quem sabe daqui a 4 anos numa possível nova geração ele seja igual ao que temos na Europa.
Comprei meu primeiro HB20 em 2021 e estou muito satisfeita com carro, confortável, econômico e gostoso de dirigir, não pretendo mais sair da marca quando for trocar será por outro hiunday..
O carro é excelente, nunca vai agradar a todos por melhor que o veículo possa ser…
Urubú na guerra é frango
O carro é bem competente para um popular. Uso no trabalho. Melhorou um pouco o design mas continua longe de ser um primor.